quarta-feira, 17 de abril de 2019

Oh Lucy! & Jantar com Beatriz


Oh Lucy! (Oh Lucy!, Japão / EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Atsuko Hirayanagi
Elenco – Shinobu Terajima, Josh Hartnett, Kaho Minami, Koji Yakusho, Shioli Kutsuna, Megan Mullaly, Reylo Aylesworth.

Em Tóquio, Setsuko (Shinobu Terajima) é uma solitária funcionária de um escritório que fica empolgada ao começar um bizarro curso de inglês indicado por sua sobrinha (Shioli Kutsuna). Setsuko se sente atraído pelo professor americano (Josh Hartnett), que tem o hábito de abraçar as alunos para criar um laço. 

Quando o professor e sua sobrinha fogem juntos para Los Angeles, ela e sua irmã (Kaho Minami) que se odeiam, decidem viajar para os EUA à procura do casal. É o início de uma complicada aventura em um país completamente novo. 

Este sensível drama tem semelhanças com o ainda mais estranho “Kumiko – A Caçadora de Tesouros”. A personagem principal aqui é uma pessoa cheia de defeitos, com atitudes incomuns e que vê no professor a chance de encontrar o amor. 

O roteiro utiliza a carência da personagem como combustível para criar sequências engraçadas, outras tristes e algumas constrangedoras, além de um final surpreendente. 

A diretora Atsuko Hirayanagi estreia no cinema adaptando a história que ela mesma filmou como curta-metragem três anos antes. Destaque para a atuação de Shinobu Terajima, perfeita como a atormentada protagonista.

Jantar com Beatriz (Beatriz at Dinner, EUA, 2017) – Nota 5,5
Direção – Miguel Arteta
Elenco – Salma Hayek, John Lithgow, Connie Britton, Jay Duplass, Amy Landecker, Chloe Sevigny, David Warshofsky.

Em Los Angeles, Beatriz (Salma Hayek) é uma imigrante especializada em medicina alternativa que ajuda pacientes em um hospital. Uma de suas clientes é Kathy (Connie Britton), que mora em uma mansão e que aparentemente a considera uma amiga por ter ajudado a tratar de sua filha adolescente quando esta teve câncer. 

Após uma sessão de rotina com Kathy, Beatriz não consegue ir embora porque seu carro apresenta um problema. Kathy convida Beatriz para passar a noite na casa e até participar do jantar com dois casais de amigos. Não demora para as diferenças sociais e de valores virem à tona. 

O roteiro escrito pelo ator e diretor Mike White foca no desgastado tema da luta de classes e na diferença de valores entre as pessoas. Infelizmente o roteiro deixa bastante a desejar. Ele explora os clichês dos personagens masculinos ricos e inescrupulosos e as personagens femininas alienadas, enquanto a moral verdadeira estaria na simples trabalhadora vivida por Salma Hayek. 

Mesmo com o ponto alto do longa sendo as discussões entre Salma Hayek e o empresário interpretado com cinismo por John Lithgow, a história jamais decola. É um filme que beira o politicamente correto de uma forma ingênua.   

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Oh Lucy. não conheço mas pela sua resenha fiquei interessada.
Por que os americanos fugiram?

"Jantar com Beatriz", já vi e achei mais ou menos.
A atriz Connie Britton toda linda, acho boa atriz.

Hugo disse...

Liliane - Oh, Lucy! é um filme diferente. O casal foge porque estava namorando escondido da mãe da garota.

Luli Ap. disse...

Fiquei curiosa com Oh Lucy! Deve ser muito diferente e bem interessante.
E tem final surpreendente.

Jantar com Beatriz vou passar, não gosto muito desse negócio de luta de classes, valores intrínsecos e o politicamente correto as vezes é colocado de maneira taxativa e didática.

Hugo disse...

Luli - Apenas "Oh Lucy" vale a sessão. É uma história diferente e curiosa.

Bjs

Marília Tasso disse...

Oh Lucy! é muito bonito e certamente assistirei novamente.

Hugo disse...

Marília - É um filme bem interessante.