sábado, 13 de abril de 2019

O Castelo de Vidro

O Castelo de Vidro (The Glass Castle, EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Destin Daniel Cretton
Elenco – Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts, Ella Anderson, Max Greenfield, Josh Caras, Sarah Snook, Brigette Lundy Payne.

Jeannette (Brie Larson) é uma colunista social de um jornal em Nova York que está prestes a casar com um executivo (Max Greenfield). A vida aparentemente perfeita esconde um complicado passado familiar. 

Jeannette foi criada com duas irmãs e um irmão em uma família em que seu pai Rex (Woody Harrelson) e sua mãe Rose (Naomi Watts) mudavam constantemente de cidade. Rex vivia de bicos e de pequenos golpes, além de ser alcoólatra. 

A narrativa se divide em dois tempos. O presente em que Jeannette deseja se afastar dos pais e o passado mostrando em flashbacks todos os problemas causados pelo pai. 

O roteiro escrito pelo diretor Destin Daniel Cretton, do ótimo “Temporário 12” também protagonizado por Brie Larson, explora os dramas de uma família que sofre por causa dos problemas psicológicos do pai, que intercala momentos amorosos com os filhos, com outros em que o ódio toma conta. 

Em alguma situações o longa lembra o superior “Capitão Fantástico”, com destaque para o sempre marcante Woody Harrelson como o atormentado e sonhador pai. 

Vale citar que o Castelo de Vidro do título é a casa que o personagem do pai sonha em construir.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Li o livro, mas ainda não assisti o filme.
Fiquei ainda mais instigada depois da sua resenha.

Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Não li o livro, mas gostei do filme.

Bjs

Liliane de Paula disse...

A história me interessa muito.
Não consigo entender o drama que essas pessoas fazem quando tem um pai, mãe, etc que não conseguem exercer com um mínimo de decência, a família que tem.
Não sabia que tinha livro.
Vou atrás do filme.

Hugo disse...

Liliane - A forma como os pais agem tem efeito direto na formação dos filhos e nos problemas que estes enfrentarão quando adultos.