domingo, 17 de março de 2019

Um Sonho Distante

Um Sonho Distante (Far and Away, EUA, 1992) – Nota 6,5
Direção – Ron Howard
Elenco – Tom Cruise, Nicole Kidman, Thomas Gibson, Robert Prosky, Barbara Babcock, Cyril Cusack, Colm Meaney, Michelle Johnson, Jared Harris.

Irlanda, 1862. Joe Donnelly (Tom Cruise) é o filho mais novo de um velho fazendeiro que morre após um conflito. Joe e seus irmãos são expulsos de casa pelo capataz (Thomas Gibson) que trabalha para o dono das terras (Robert Prosky). 

Disposto a vingar a morte do pai, Joe tenta matar o fazendeiro e falha, mas termina chamando a atenção da jovem filha do sujeito, a bela e rebelde Shannon (Nicole Kidman). Shannon convence Joe a fugir e juntos viajam de navio até os Estados Unidos em busca de uma nova vida. 

Lançado na época como se fosse um épico dividido em três partes que se passam na Irlanda, em Boston e por fim nas planícies de Oklahoma, este longa fracassou nas bilheterias americanas e também sofreu com as críticas ruins de forma merecida. 

Por mais que a produção seja caprichada e entregue algumas boas cenas de brigas, além da cavalgada final, o filme perde pontos pela longa duração que resulta em uma narrativa irregular e pela forma como o diretor Ron Howard insere pitadas de comédia em algumas sequências, principalmente nas briguinhas bobas entre o casal de protagonistas. 

As atuações quase juvenis de Tom Cruise e Nicole Kidman também não ajudam. Por sinal, o filme foi um veículo produzido especialmente para o então casal que era a sensação do momento no mundo das celebridades.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não lembro nada da história desse filme e está numa lista minha de DVDs, como assistido.
Acredito que tenha belas locações.
E Tom Cruise era top nessa época.

Hugo disse...

Liliane - O filme tem boas locações e produção bem cuidada, mas a forma como a narrativa é conduzida deixa um pouco a desejar.

Luli Ap. disse...

Na época em que assisti achei muito cansativo, preciso rever para ter uma opinião atual, mas talvez nem valha a pena tomar um lugar de um que ainda não foi visto :p

Hugo disse...

Luli - Não vale a pena perder para ver uma segunda vez.

Bjs