sábado, 30 de março de 2019

O Experimento de Aprisionamento de Stanford

O Experimento de Aprisionamento de Stanford (The Stanford Prison Experiment, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – Kyle Patrick Alvarez
Elenco – Billy Crudup, Michael Angarano, Ezra Miller, Tye Sheridan, Moises Arias, Nicholas Braun, Gaius Charles, Keir Gilchrist, Ki Hong Lee, Thomas Mann, Logan Miller, Johnny Simmons, James Wolk, Nelsan Ellis, Olivia Thirlby.

Universidade de Stanford na Califórnia, férias de verão de 1971.

O psicólogo Phil Zimbardo (Billy Crudup) oferece um valor para estudantes participarem de um experimento de duas semanas sobre os efeitos da vida na prisão.

O grupo de estudantes é dividido entre guardas e prisioneiros. O que para alguns a princípio parece ser uma brincadeira tranquila, rapidamente se transforma numa verdadeira guerra dentro das salas da universidade que foram adaptadas como celas.

Baseado em um famoso e absurdo experimento real, este longa mostra como o poder mexe com a cabeça de muitas pessoas. O uniforme de guarda e o poder de autoridade levam pessoas comuns a cometerem atos cruéis, como se não fossem eles, mas sim personagens que estivessem interpretando.

O filme é interessante analisando apenas como cinema, porém indicado para pessoas fortes. As cenas de humilhação e submissão revoltam, assim como o ego do psicólogo responsável pelo estudo, que mesmo sendo criticado por colegas, até hoje ganha a vida com palestras e livros sobre o experimento.

Esta história tem uma versão alemã de 2001 com qualidade superior chamada “A Experiência”, que foi dirigida por Oliver Hirschbiegel.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Puxa deve ser bem interessante.
Apesar de certamente ter cenas revoltantes.
Triste como algumas pessoas entram na vibe de abuso de autoridade :(
Ou como agem estranhamente quando em grupo.
Levo a indicação.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Existe um ditado popular perfeito para esta situação: "Se quiser conhecer a pessoa de verdade, dê a ela poder".

Bjs

Liliane de Paula disse...

Esse ator Ezra Miller já tem cara de doido (é também cantor de banda psicodélica).
Deve ser muito interessante por ser um Documentário (experimental)mesmo eu não acreditando em "psicólicos e psicólicas".
Acho que vou procurar para vê.

Hugo disse...

Liliane - E o personagem de Ezra Miller é o primeiro que acaba surtando.