sexta-feira, 22 de março de 2019

Mar Sangrento & O Gosto da Vingança


Mar Sangrento (Hwanghae, Coreia do Sul, 2010) – Nota 7,5
Direção – Hong Ji Na
Elenco – Jung Woo Ha, Yoon Seok Kim.

Em Yanji, cidade da China que faz fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte, o taxista Gu Nam (Jung Woo Ha) sofre por ter uma dívida com agiotas e pela distância da esposa que foi trabalhar na Coreia do Sul e desapareceu.

A chance de pagar a dívida surge quando um gângster local (Yoon Seok Kim) oferece dinheiro para ele matar um inimigo na Coreia do Sul. Desesperado, Gu Nam aceita a proposta, pensando também em procurar a esposa. O que ele não imagina é que o seu alvo pertence a uma perigosa organização criminosa.

Responsável pelo assustador “O Lamento” e o sensacional “O Caçador”, o diretor Hong Ji Na entrega aqui um longa violentíssimo que pode ser dividido em duas partes distintas. A primeira parte foca mais no suspense e nas artimanhas do protagonista para se aproximar do alvo, enquanto a segunda metade se transforma em um filme de ação insano. Sem disparar um tiro sequer, o diretor cria sequências sanguinárias com os personagens utilizando facas, machadinhas e todo tipo de objeto para ferir os inimigos.

É curioso citar que vilão (Yoon Seok Kim) e anti-herói (Jung Woo Ha) são os mesmos protagonistas do superior “O Caçador”, porém desta vez em papéis invertidos.

O resultado é um longa sangrento que faz jus ao título nacional.

O Gosto da Vingança (Dalkomhan Insaeng, Coreia do Sul, 2005) – Nota 7
Direção – Kim Jee Woon
Elenco – Byung Hun Lee, Min-a Shin, Yeong Cheol Kim, Jung Ni Hwang.

Sun Woo (Byung Hun Lee) é o gerente de um hotel que pertence ao mafioso Mr. Kang (Yeong Cheol Kim). Ele também faz serviços sujos para o chefe. Sua nova missão é vigiar a jovem amante do sujeito (Min-a Shin). O velho mafioso acredita que a garota tenha um namorado. Se a história for verdadeira, a missão de Sun Woo é assassinar os dois. O problema é que Sun Woo fica atraído pela jovem e decide não cumprir a ordem. 

O diretor Kim Jee Woon entregou filmes melhores, como o ótimo “Eu Vi o Diabo” e o divertido “Os Invencíveis”. Neste longa que comento ele explora a questão da vingança com as próprias mãos, tema comum ao cinema sul-coreano. 

O filme pode ser dividido em duas partes. A primeira foca na missão de Sun Woo e também no conflito entre ele e outro mafioso (Jung Ni Hwang). A segunda parte segue a porradaria total, começando com uma sessão de tortura e depois com uma pilha de corpos deixada pelo caminho. 

Mesmo sendo fã do cinema daquele país, considero este filme bom, porém abaixo de outros semelhantes. O roteiro é previsível e o ponto principal acaba sendo a violência.


Nenhum comentário: