sábado, 16 de março de 2019

O Novato & O Assassino: O Primeiro Alvo


O Novato (The Recruit, EUA, 2003) – Nota 7
Direção – Roger Donaldson
Elenco – Al Pacino, Colin Farrell, Bridget Moynahan, Gabriel Macht, Kenneth Mitchell.

James Clayton (Colin Farrell) é um universitário que desenvolveu um avançado projeto de criptografia de dados e por este motivo passou a receber convites de grandes empresas. Tudo muda quando ele é procurado por Walter Burke (Al Pacino), um recrutador da CIA que diz saber detalhes da morte de seu pai. 

Instigado, James aceita o convite para se tornar agente. Ele é levado para uma fazenda e ao lado de vários jovens inicia um duríssimo treinamento envolvendo lutas, torturas e humilhações. Aos poucos, James começa a desconfiar de que algo errado está ocorrendo naquele local. 

Os pontos altos do longa são a disputa entre os personagens de Colin Farrell e Al Pacino, além das várias reviravoltas do roteiro. Mesmo não sendo um primor, o roteiro acerta ao deixar o espectador e o protagonista em dúvida sobre em quem confiar. Algumas boas cenas de tensão e ação também fazem parte do cardápio. 

Não chega a ser um filme marcante, mas prende a atenção dos fãs do gênero.

O Assassino: O Primeiro Alvo (American Assassin, EUA, 2017) – Nota 6
Direção – Michael Cuesta
Elenco – Dylan O’Brien, Michael Keaton, Taylor Kitsch, Sanaa Lathan, Shiva Negar, David Suchet, Scott Adkins, Navid Negahban, Charlotte Vega.

Passando férias com a noiva nas praias de Ibiza, Mitch Rapp (Dylan O’Brien) é surpreendido por um ataque terrorista. Ele fica ferido e sua noiva é assassinada. Enquanto se recupera fisicamente, Mitch planeja vingança. Na busca pelo terrorista que organizou o ataque, Mitch é interceptado por agentes da CIA. Ele termina recrutado por uma agente (Sanaa Lathan) e enviado para ser treinado por outro veterano agente (Michael Keaton), que tem uma espécie de escola para mercenários. 

Este longa pode ser comentado por dois ângulos. Ele é competente nas sequências de ação intercalando tiros, lutas e perseguições. Por outro lado, o desenrolar da trama deixa bastante a desejar. O exagero dramático e até piegas da sequência inicial do casal na praia, além da forma ingênua como o protagonista tenta se vingar são apenas o começo de várias soluções que não funcionam, além de um caminhão de clichês, incluindo o aluno rebelde (Taylor Kitsch) que também busca vingança contra seu mentor. 

O resultado é um filme de ação genérico e totalmente esquecível.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse últimos filmes que vc comentou, não encontrei para gravar.
Talvez ache no PopCorn Time.
O Novato tem um enredo interessante e atores interessantes.
Mesmo achando as vezes complicado entender a história, assisto até como exercício.
Anotei para vê.

Hugo disse...

Liliane - Filmes com temas complexos são bons para nos fazer pensar.

Luli Ap. disse...

Vou anotar O Novato, se tem Colin Farrell e AL Pacino já quero assistir 😁😁

Hugo disse...

Luli - É um bom suspense policial.

Bjs