terça-feira, 12 de março de 2019

Antiga Alegria

 Antiga Alegria (Old Joy, EUA, 2006) – Nota 5,5
Direção – Kelly Reichardt
Elenco – Daniel London, Will Oldham.

Mark (Daniel London) recebe uma ligação do antigo amigo Kurt (Will Oldham) o convidando para acampar numa floresta da região. Mark convence a esposa que está grávida e busca o amigo para passar o dia na floresta. 

Enquanto para Mark a aventura é uma espécie de sossego longe da vida ordinária que leva, Kurt vê o reencontro com o amigo como uma chance de relembrar o passado e quem sabe encontrar um novo caminho na vida. 

A proposta do roteiro escrito pela diretora Kelly Reichardt foca aparentemente em dois pontos. A amizade e a natureza. Se por um lado as locações em meio a estrada deserta beirando a floresta, os córregos e a natureza em si sejam agradáveis, por outro lado os diálogos entre os personagens parecem não chegar a lugar a algum. 

Por mais que eles conversem sobre diversos assuntos, tudo parece muito superficial e as vezes até sem sentido. Pouca coisa é explicada sobre a vida deles, ficando claro apenas que Mark é um sujeito comum, enquanto Kurt é um cara totalmente perdido na vida, situação mostrada na simbólica sequência final. 

É um filme lento, contemplativo e vazio.

5 comentários:

Marília Tasso disse...

Tenho vontade de ver só porque se passa na floresta rs

Hugo disse...

Marília - O melhor do filme são as locações mesmo.

Luli Ap. disse...

Ounnn puxa acho que vou passar, até porque vc diz que os diálogos ao invés de serem reflexivos e a ideia de uma nova realidade, não levam a lugar nenhum :/
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Liliane de Paula disse...

Não tenho interesse.
Nem conheço os atores.
E apesar das locações, imagino serem lindas, vida em floresta não me atrai.
Bjs.

Hugo disse...

Luli e Liliane - O filme parece não ir a lugar algum, o ponto interessante são as paisagens.

Bjs