quarta-feira, 29 de agosto de 2018

O Homem das Sombras & Instinto de Vingança


O Homem das Sombras (The Tall Man, EUA / Canadá / França, 2012) – Nota 6
Direção – Pascal Laugier
Elenco – Jessica Biel, Jodelle Ferland, Stephen McHattie, William B. Davis, Samantha Ferris, Colleen Wheeler.

Numa decadente cidade na divisa dos EUA com o Canadá, várias crianças desapareceram nos últimos anos. Um agente do FBI (Stephen McHattie) investiga o caso sem grande ajuda dos moradores, que parecem não gostar dele.

Julia (Jessica Biel) é uma enfermeira que se transformou na única médica da cidade substituindo o marido após a  morte deste. Quando seu filho pequeno é sequestrado dentro de sua casa, Julia entra em uma violenta luta com o criminoso, que consegue escapar. O novo sequestro é o início de uma enorme reviravolta no caso dos desaparecimentos.

O filme é muito bom na meia-hora inicial, enfocando personagens suspeitos e uma narrativa ágil até a ótima sequência de ação do sequestro. Infelizmente a reviravolta que ocorre em seguida oferece uma explicação ingênua para a motivação dos crimes, além de diminuir o ritmo da história.

As locações na pequena cidade rodeada por uma floresta são ótimas para o clima suspense, mas pena que faltou um roteiro melhor. Vale citar ainda como destaque a criatividade dos créditos iniciais.   

Instinto de Vingança (Tell-Tale, EUA, 2009) – Nota 5
Direção – Michael Cuesta
Elenco – Josh Lucas, Lena Headey, Brian Cox, Beatrice Miller, Jamie Harrold, Michael Kenneth Williams, Pablo Schreiber, Tom Riis Farrell, Ulrich Thomsen, Dallas Roberts.

Terry (Josh Lucas) vive com um coração transplantado e ainda precisa cuidar da filha pré-adolescente (Beatrice Miller) que sofre de uma rara doença genética. Com o apoio da médica Elizabeth (Lena Headey), que logo se torna sua namorada, Terry parece enfrentar bem os problemas.

A situação fica estranha quando ele começa a ter alucinações que na verdade são flashbacks da memória do doador do coração. Terry descobre que o doador fora assassinado e passa a sentir impulsos de vingança sempre que cruza o caminho de algum suspeito de ter participado do crime.

Por mais que a premissa seja extremamente bizarra, existia o potencial para desenvolver um bom filme de suspense, inclusive explorando a questão do tráfico de órgãos. Infelizmente além do roteiro ser simplista, as situações vão se atropelando sem muita explicação, até chegar ao absurdo clímax.

É um filme para passar longe.                                        

5 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Fiquei curiosa com O homem das sombras, apesar de faltar roteiro, fiquei curiosa com o motivo e se o vilão vem da floresta.
O outro como vc diz pra passar longe, não vou nem anotar.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Marília Tasso disse...

Eu gosto de "O Homem das Sombras", do clima em especial e achei criativa a virada na segunda parte.

Hugo disse...

Luli e Marília - A primeira parte de "O Homem das Sombras" é muito boa, mas a reviravolta não me convenceu.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Achei interessante sua resenha sobre "O homem das sombras".
Já anotei para assistir, se achar.
Gosto muito de Jessica Biel.

Foi vc que comentou sobre "O lenço amarelo" com Kristin Stewart?
Achei no Youtube.
Vou vê.

Terminei de assistir "A comunidade".
Gostei mas achei em algumas ocasiões, muito lento.
Um filme feito na Dinamarca com atores e com uma realidade diferente da nossa.

Hugo disse...

Liliane - Eu comentei no blog sobre "O Lenço Amarelo". Um interessante road movie.