terça-feira, 1 de maio de 2018

Os Brutos Também Amam

Os Brutos Também Amam (Shane, EUA, 1953) – Nota 7,5
Direção – George Stevens
Elenco – Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon De Wilde, Jack Palance, Ben Johnson, Elisha Cook Jr, Edgar Buchanan, Emile Meyer.

O forasteiro Shane (Alan Ladd) chega a uma região onde pequenos fazendeiros são pressionados por uma quadrilha liderada por Ryker (Emile Meyer), que se considera o dono das terras. 

Shane é acolhido pelo fazendeiro Joe (Van Hefiln) e termina por despertar uma paixão platônica na esposa do sujeito (Jean Arthur) e um sentimento de paternidade no filho Joey (Brandon De Wilde). Mesmo assim, Shane mantém o respeito e se une a Joe e a outros fazendeiros para enfrentar Ryker. 

Considerado um dos grandes clássicos do western, confesso que esperava mais deste longa. A história do desconhecido que se une aos oprimidos é uma tema repetido a exaustão no gênero, mesmo que este tenha sido um dos primeiros longas a retratar o tema. 

O ponto que chama a atenção dos fãs é a forma quase poética como é desenvolvida a relação de amizade entre Shane e o garotinho Joey. A belíssima fotografia e a sequência da briga no bar são outros pontos altos, mesmo vendo o baixinho Alan Ladd detonado um bando de marmanjos. 

Por outro lado, algumas sequências como as que mostram a vida na pequena fazenda e a da festa quebram um pouco o ritmo. 

Vale citar que a interpretação do garotinho Brandon De Wilde lhe valeu uma indicação ao Oscar de Coadjuvante, assim como a de Jack Palance como o pistoleiro contratado para enfrentar os fazendeiros. 

É um ótimo filme, mas ainda colocaria outros westerns na frente em questão de qualidade.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Esse é um daqueles clássicos que mesmo não sendo perfeito traz consigo o impacto de memória afetiva, assisti com meu pai, que era fã número um de westerns (eu herdei dele esse gosto pelo gênero) e fiquei impressionada com a fotografia!
Excelente continuação de semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - Também gosto muito do gênero, estou sempre procurando westerns antigos que ainda nçao conferi.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Puxa vida, Allan Ladd?
Não sabia que era baixinho.
Mas era lindo.
E era um dos artista preferido de minha tia Maísa.
E se ela gostava, eu tinha que gostar.
Acho que já vi mas lógico que não me lembro.
Talvez num cinema de subúrbio.

Assisti por indicação sua o Documentário "As 200 crianças do Dr. Korczak".
Muito bom.
Gosto muito de Documentários.

Hugo disse...

Liliane - Alan Ladd foi um dos grandes astros dos anos cinquenta.