quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Sublime Devoção

Sublime Devoção (Call Northside 777, EUA, 1948) – Nota 7,5
Direção – Henry Hathaway
Elenco – James Stewart, Richard Conte, Lee J. Cobb, Helen Walker, Betty Garde, John McIntire, E. G. Marshall, Joanne De Bergh, Kasia Orzazewski.

Chicago, 1932. A guerra urbana entre bandidos ligados à venda de bebidas clandestinas e policiais está no auge, resultando num grande número de assassinatos. 

A morte de um policial dentro de um bar clandestino leva dois sujeitos de origem polonesa para cadeia. Um deles é Frank Wiecek (Richard Conte), um pai de família que alega inocência. Os dois sujeitos são condenados a noventa e nove anos de cadeia. 

Onze anos depois, a mãe de Frank (Kasia Orzazewski) coloca um anúncio em um jornal oferecendo cinco mil dólares para quem tiver pistas sobre os verdadeiros assassinos. O repórter P. J. McNeal (James Stewart) é praticamente obrigado por seu editor (Lee J. Cobb) a escrever uma matéria sobre o caso. A princípio não acreditando na história, aos poucos McNeal percebe que o pobre Frank pode ser realmente inocente. 

Baseado numa história real, este competente longa dirigido por Henry Hathaway (“Os Filhos de Katie Elder” e o original “Bravura Indômita”) explora temas que continuam atuais. Um dos temas é a pressão que a polícia enfrenta para dar uma resposta a população em tempos violentos, o que muitas vezes leva a acusar inocentes ou jogar a culpa em algum criminoso qualquer. 

Apesar de muitos jornalistas atuais defenderem ideologias ou escreverem matérias que estejam alinhadas com o veículo em que trabalha, ainda existem profissionais que buscam a verdade. O personagem de James Stewart é cínico e desconfiado, mas por outro lado sua integridade é enorme, mesmo tendo de enfrentar pessoas poderosas. 

O resultado é um interessantíssimo drama sobre caráter e honestidade.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Lembro muito pouco de ter assistido filmes com esse ator.
Mesmo na época que a única opção era cinema ou TV.
Mas eu gosto muito de filmes policiais que me obriga a pensar mas sem grandes mentiras.

Vc faz lista de filmes que quer assistir?

Luli, do blog "www.cafecomleituranarede.blogspot.com" disse que "Um sonho de liberdade" é baseado num livro de Stephen King.
Não sabia. É um bom filme que gostaria de rever.

Hugo disse...

Liliane - James Stewart protagonizou ótimos filmes, foi um dos grandes astros de Hollywood nos anos cinquenta e sessenta.