terça-feira, 17 de outubro de 2017

Mulheres do Século 20

Mulheres do Século 20 (20th Century Women, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Mike Mills
Elenco – Annette Bening, Lucas Jade Zumann, Elle Fanning, Greta Gerwig, Billy Crudup.

Santa Bárbara, Califórnia, 1979. Em um velho casarão em reforma, a divorciada Dorothe Fields (Annette Bening) vive com o filho de quinze anos Jamie (Lucas Jade Zumann) e aluga os quartos para duas pessoas. 

A jovem fotógrafa Abbie (Greta Gerwig) que terminou o tratamento contra um tumor cervical e o bem humorado William (Billy Crudup). Ainda faz parte do grupo a adolescente Julie (Elle Fanning), que todos os dias sai da casa da mãe para dormir no quarto do amigo Jamie. 

O sensível roteiro escrito pelo diretor Mike Mills vai além do drama sobre família e amizade, focando também nas mudanças de comportamento das mulheres que viviam na época. A protagonista divorciada de meia-idade que criava o filho sozinha era algo novo, assim como as jovens interessadas em explorar sua sexualidade e ter uma vida própria. 

O grande acerto do roteiro é mostrar a importância do feminismo dos anos sessenta e setenta, quando a mulher buscava liberdade e independência, bem diferente do feminismo ideológico, político e raivoso dos dias atuais. 

As ótimas interpretações do elenco são outro ponto positivo, inclusive do garoto praticamente desconhecido Lucas Jade Zumann. 

É um bom filme sobre uma época de mudanças.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já anotei para vê se encontro.
Sim, as (falsas) feministas de agora a mim não engana.

Ontem vi (ou revi) História Cruzada e lá estava minha querida Jessica Chastain.

Hugo disse...

Liliane - O filme é sóbrio em relação ao tema.