sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Bombas! - Filmes de Ação dos Anos 80

Corrida em Pânico (Running Scared, EUA, 1980) – Nota 5
Direção – Paul Glicker
Elenco – Ken Wahl, Judge Reinhold, Annie McEnroe, Bradford Dillman, John Saxon, Pat Hingle.

Flórida, 1961. Dois soldados americanos (Ken Wahl e Judge Reinhold) fogem do serviço no Panamá e voltam aos Estados Unidos de forma clandestina em um avião militar. Descobertos pelos militares ao chegarem na Flórida e carregando uma máquina utilizada para tirar fotos de uma instalação militar secreta, os amigos se tornam suspeitos de espionagem. 

Este foi um dos primeiros filmes a ser lançado em VHS original no Brasil nos anos oitenta, quando o mercado ainda estava dominado pelas fitas piratas. O longa é fraco, tendo como ponto principal uma sequência de perseguição de barcos a motor pelos pântanos da Flórida. Ken Wahl com a série “O Homem da Máfia” e Judge Reinhold como coadjuvante na franquia “Um Tira da Pesada” tiveram um certo destaque na carreira. 

O Sequestro do Presidente (The Kidnapping of the President, Canadá / EUA, 1980) – Nota 5,5
Direção – George Mendeluk
Elenco – William Shatner, Hal Holbrook, Van Johnson, Ava Gardner, Miguel Fernandes.

Durante uma visita ao Canadá, o presidente americano (Hal Holbrook) é sequestrado e mantido em cativeiro dentro de um caminhão repleto de explosivos. Os sequestradores que pertencem a um grupo revolucionário latino, exigem cem milhões de dólares como resgate. Um agente do serviço secreto (William Shatner) comanda a investigação. Apesar de ter sido lançado nos cinemas, este envelhecido longa tem cara de produção para tv.

Cidade Corrompida (Blue City, EUA, 1986) – Nota 4,5
Direção – Michelle Manning
Elenco – Judd Nelson, Ally Sheedy, David Caruso, Paul Winfield, Scott Wilson, Anita Morris.

Ao voltar para sua cidade natal na Flórida por causa do assassinato de seu pai, o rebelde Billy Turner (Judd Nelson) se une a sua antiga namorada (Ally Sheedy) e ao irmão dela (David Caruso) para descobrir o porque do crime. Logo, ele percebe que a cidade é dominada por um empresário corrupto (Scott Wilson) que comanda inclusive a polícia local. Este fraco drama policial foi uma tentativa de explorar a então popularidade de Judd Nelson e Ally Sheedy, que conseguiram fama no clássico adolescente “Clube do Cinco”. O roteiro ruim e os personagens mal desenvolvidos enterraram o longa.  

Duelo no Asfalto (Rolling Vengeance, Canadá, 1987) – Nota 5
Direção – Steven Hilliard Stern
Elenco – Don Michael Paul, Lawrence Dane, Ned Beatty, Lisa Howard, Michael G. Reynolds.

Joey (Don Michael Paul) e seu pai Big Joe (Lawrence Dane) transportam bebidas para Tiny Doyle (Ned Beatty), o dono do maior bar da região. Uma desavença com Tiny e seus filhos resulta no assassinato da mãe e da irmã de Joey, dando início a uma verdadeira guerra entre as famílias. Outros crimes acontecem até que Joey decide se vingar utilizando seu caminhão como arma. Ums dos filmes B de ação mais bizarros dos anos oitenta, este longa é daqueles para ser assistido sem preocupação com os absurdos. A carreira do protagonista Don Michael Paul não decolou e a partir daí o ator se limitou a pontas em seriados. 

4 comentários:

Pedrita disse...

nem sei q filmes são esses. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São filmes ruins, você não perdeu nada.

Bjos

Liliane de Paula disse...

O único que me interessou foi o que tem Ava Gardner, considerando que nunca vi filme com ela.

Judd Nelson acho que não apareceu mais em grandes coisas.
O personagem dele em "Clube dos Cinco" era o mais chato.

Hugo disse...

Liliane - Judd Nelson acabou sumindo nos anos noventa.