segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Uma Repórter em Apuros

Uma Repórter em Apuros (Whiskey Tango Foxtrot, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Glenn Ficarra & John Requa
Elenco – Tina Fey, Margot Robbie, Martin Freeman, Alfredo Molina, Christopher Abbott, Billy Bob Thornton, Nicholas Braun, Josh Charles, Stephen Peacocke, Sheila Vand.

Em 2003, Kim Baker (Tina Fey) é a editora de um programa de notícias de um canal de tv em Nova York. Ela decide trocar a vida tranquila ao aceitar um trabalho como repórter de campo para cobrir a Guerra no Afeganistão. O que seria um trabalho de três meses se transforma em três anos no meio do conflito. 

Baseado numa história real descrita em livro pela verdadeira Kim Baker, este surpreendente longa enfoca o trabalho e a vida dos repórteres que arriscam a própria vida em busca da notícia. 

O título nacional explora a presença de Tina Fey como protagonista para tentar vender este drama de guerra como se fosse uma comédia. Por mais que a história seja contada com bom humor intercalando sequências mais fortes e um pouco de drama pessoal, o filme está muito longe de ser uma comédia. 

O roteiro acerta ao mostrar um Afeganistão perigoso, pobre e atrasado, porém ao mesmo tempo humanizando os personagens, sem apelar para o clichê de que todo muçulmano é um terrorista em potencial. Como exemplos, vemos o político afegão interpretado por Alfred Molina e o guia vivido por Christopher Abbott. 

É um filme interessante para quem gosta do tema e na minha opinião, sendo ainda o melhor trabalho da dupla Glenn Ficarra e John Requa.  

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que Tina Fey já tem cara de comédia.
Mas deve ser interessante vê um outro lado da guerra com pessoas não violentas.

Rodrigo Mendes disse...

Interessante. Tá na lista.
Ficarra & Requa tem ótimos trabalhos em conjunto. Não chegam a ser geniais como os Coen, mas há filmes subestimados como "I Love You Phillip Morris" rotulado apenas de polêmico e gratuito.

Abraço.

Hugo disse...

Liliane - Por causa da presença de Tina Fey, tentarem vender o filme como comédia.

Rodrigo - Este filme com Jim Carrey eu não assisti.

Abraço