quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ele Está de Volta

Ele Está de Volta (Er Ist Wieder Da, Alemanha, 2015) – Nota 7,5
Direção – David Wnendt
Elenco – Oliver Masucci, Fabian Busch, Katja Riemann, Christoph Maria Herbst, Franziska Wulf.

Setenta anos após o final da Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler (Oliver Masucci) acorda assustado no meio de um canteiro, sem saber que a guerra terminou e que estamos em 2015. 

Vestido com seu uniforme, Hitler anda pelas ruas de Berlim e acaba descoberto por um inseguro repórter freelancer (Fabian Busch), que acredita poder vender para um canal de tv a história do maluco que aparentemente imita o Fuhrer. Por mais louco que pareça, uma diretora de tv (Katja Reimann) vê no sujeito a chance de aumentar sua audiência. 

Esta sensacional premissa é desenvolvida como uma crítica social e política com toques de comédia de uma forma que brinca com a bizarra situação. Hitler é mostrado como uma figura que tem o dom da oratória e não tem medo de defender seus ideias. Suas palavras fortes inseridas no contexto atual em que a Alemanha enfrenta a questão dos refugiados, são as mesmas que ele utilizou na década de trinta para colocar o povo ao seu lado no que seria o Terceiro Reich. 

Várias sequências fazem paralelo entre a Alemanha Nazista e o país atual. Em algumas delas, as pessoas conversam com Hitler pensando que estão na frente de um personagem e soltam frases preconceituosas contra estrangeiros. Outro exemplo é a cena em que Hitler descobre a televisão e rapidamente entende o poder dela como instrumento para espalhar suas ideias. 

É um filme que deixa que claro que a forma que Hitler utilizou para manobrar massas é praticamente a mesma que os políticos atuais e a mídia exploram. Falam o que povo deseja ouvir, mas na verdade desejam apenas poder e dinheiro. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Eu achei a premissa genial. E a maneira como ele demonstra as reações dos alemães ao retorno dele é bem instigante. Muitos levando na brincadeira, mas muitos torcendo mesmo por isso. Um filme que faz pensar. E como você disse, dá pra fazer vários paralelos com nossa realidade atual.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A premissa é genial e original. As atitudes dele nos dias atuais refletem bem como a política mudou pouco. Mudam as palavras, mas o conteúdo vazio é o mesmo.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Muito bom essa sua resenha.
Imaginar a reação das pessoas ao vê-lo.
Sim,como vc diz muda os personagens mas a história(política) continua a mesma.

Hugo disse...

Liliane - As reações variam do susto para piada. É um filme que faz pensar.