terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sob a Sombra do Mal & Terror nas Sombras


Sob a Sombra do Mal (Bad Influence, EUA, 1990) – Nota 6,5
Direção – Curtis Hanson
Elenco – Rob Lowe, James Spader, Lisa Zane, Christian Clemenson, Marcia Cross, Kathleen Wilhoite.

Michael (James Spader) é um jovem funcionário de uma corporação que demonstra insegurança ao disputar uma promoção com um colega de trabalho inescrupuloso. Uma discussão em um bar o aproxima de Alex (Rob Lowe), que o defende. O novo amigo se torna uma espécie de conselheiro para Michael. Ele leva o jovem para curtir a noite, influencia o fim do noivado do rapaz e o pressiona a se defender no trabalho. Aos poucos, o nível de perigo das atitudes de Alex aumenta, assustando Michael que não sabe como se livrar do sujeito.

O roteiro escrito por David Koep (“Missão Impossível”, “O Quarto do Pânico”) explora um típico tema adolescente, em que um amigo mais forte e esperto manipula o nerd inseguro. Aqui a trama vai além, a manipulação chega a um ponto em que se transforma em caso de polícia.

Na época, Rob Lowe e James Spader eram atores promissores, que chegaram até a se tornar astros, porém Rob Lowe levou uma bela queda na carreira quando um vídeo íntimo com duas garotas veio a público no início dos anos noventa.

É um filme razoável, com todo o estilo dos anos oitenta.

Terror nas Sombras (The New Kids, EUA, 1985) – Nota 6
Direção – Sean S. Cunningham
Elenco – Shannon Presby, Lori Loughlin, James Spader, John Philbin, Eric Stoltz, Tom Atkins, Page Price.

Os irmãos Loren (Shannon Presby) e Abby (Lori Loughlin) vão morar com os tios em uma pequena cidade da Califórnia após a morte de seus pais em um acidente. Não demora para o irmão conseguir uma namorada (Page Price) e Abby também um namorado (Eric Stoltz). Os problemas surgem quando o traficante Eddie (James Spader) se sente atraído por Abby. Ao lado de alguns amigos violentos, Eddie começa a aterrorizar Abby, que precisa ser defendida pelo irmão, criando um perigoso conflito. 

Este é um dos vários filmes produzidos nos anos oitenta que exploravam a violência entre jovens. O ponto principal é a crescente tensão da narrativa que segue até o explosivo clímax. 

O filme tem algumas curiosidades. O diretor Sean S. Cunningham é conhecido por ser o criador da franquia “Sexta-Feira 13”, isso quando a palavra franquia sequer era utilizada no cinema. O longa original foi o único sucesso da carreira do diretor. 

O elenco tem James Spader e Eric Stoltz que ficariam famosos nos anos oitenta e noventa e que até hoje estão na ativa. A bela Lori Loughlin também era um rosto conhecido na época, tendo seu papel mais importante no seriado “Full House”. Enquanto isso, o protagonista Shannon Presby não fez carreira. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

James Spader está irreconhecível num seriado recente (Blacklist)).
Mas acho ele bom ator.
Tem um filme que ele fez com Susan Sarandon (White Palace)belíssimo. É um filme de 1990. Acho que o nome era Louco de amor. Belíssimo.

O Rob Lowe não tenho visto em filmes.

Eric Stoltz é uma gracinha.

Hugo disse...

Liliane - James Spader envelheceu bastante. Vi trailer da série.