sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Germinal

Germinal (Germinal, França / Bélgica / Itália, 1993) – Nota 7,5
Direção – Claude Berri
Elenco – Renaud, Gerard Depardieu, Miou-Miou, Jean Carmet, Laurent Terzieff.

Em meados do século XIX, Etienne Lantier (Renaud) chega a uma vila francesa e descobre que o único trabalho do local é em uma mina de carvão. Sem outra opção, ele aceita o emprego e logo faz amizade com Toussaint Maheu (Gerard Depardieu), pai de vários filhos e casado com Maheude (Miou-Miou). 

A exploração dos patrões que pagam uma miséria para os trabalhadores e as terríveis condições de trabalho, despertam em Lantier a vontade de lutar. Aos poucos, ele se torna um líder entre os trabalhadores, que ameaçam fazer uma greve caso não tenham suas exigências atendidas. A situação mudará para sempre a vida dos envolvidos. 

Este interessante longa francês é baseado em um livro de Emile Zola que foca na luta entre capitalismo e socialismo. Não li o livro para comparar, mas o filme tem a seu favor um roteiro que detalha o início da luta entre patrões e empregados na Europa, com a criação dos sindicatos e até a defesa da anarquia por alguns. 

Mesmo com os trabalhadores sendo mostrados como vítimas, fato comum ao socialismo, o roteiro também explora os conflitos entre eles, principalmente as discussões a favor e contra a greve, deixando claro que não existiam santos de lado algum. 

É necessário destacar a belíssima reconstituição de época e as cenas de violência. O filme perde um pouco o ritmo por ser longo e por alguns pulos no tempo mal explicados, mas no geral é uma obra competente sobre uma época extremamente difícil para o trabalhador comum. 

Para o cinéfilo mais curioso, a história lembra em alguns detalhes o clássico de John Ford “Como Era Verde o Meu Vale”, obra com qualidade superior.

7 comentários:

Pamela Sensato disse...

Olá Hugo tudo bem?
Nossa amei o seu blog, sou viciada em filmes/séries e claro que não posso deixar de seguir o seu blog.

Esse filme ainda não assisti é novidade mais vou dá um jeito de vê.
Vale a pena vê indicações.

Tem filme rolando no meu blog hj também rsrs

Beijinhos,
*Blog Resenhas da Pam*

Pedrita disse...

eu li o livro, não lembro se vi o filme. vi tantas fotos do depardieu no filme q fico na dúvida se só li sobre o filme ou se vi. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pamela - Agradeço pela visita ao blog. Visitarei o seu em seguida.

Pedrita - A história é muito interessante, mesmo com o filme sendo um pouco longo.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Não gosto dessas lutas de classe.
Aliás, nem gosto dessa divisão de classes.
Não vi o filme que vc deu uma nota até boa para seus padrões de exigências.
O livro, "Como era verde meu vale" eu tenho e li faz muitos anos.
Não lembro nada do que li.
Mas o título é de uma beleza sem igual.

Hugo disse...

Liliane - Também não gosto desta história de lutas de classes. Ela é sempre utilizada por espertalhões com o objetivo de "desunir para conquistar". Analisando apenas como cinema, filme é interessante.

Marília Tasso disse...

Não vi o filme, mas pretendo, li o livro de Émile Zola e é arrebatador.

Hugo disse...

Marília - São vários acontecimentos trágicas no filme, acredito que igual ao livro.

Abraço