terça-feira, 16 de agosto de 2016

Redemoinho

Redemoinho (Maelstrom, Canadá, 2000) – Nota 7,5
Direção – Denis Villeneuve
Elenco – Marie Josée Croze, Jean Nicolas Verreault, Stephanie Morgenstern, Kliment Denchev.

Na primeira cena, a jovem Bibiane (Marie Josée Croze) se prepara para um aborto. Após o procedimento, descobrimos que Bibiane é filha de uma celebridade e que herdou com o irmão uma rede de lojas de grife. 

Percebemos também que a jovem está em crise. Ela se mostra desleixada no trabalho, procura conversa com uma amiga (Stephanie Morgenstern) e por fim curte a noite em baladas regadas a bebida e sexo. Um acontecimento inesperado aumenta ainda mais a crise de Bibiane, resultando em consequências que afetam algumas pessoas. 

O diretor Denis Villeneuve cria uma narrativa entrecortada, em algumas sequências se aproveitando de pontos de vistas diferentes, mostrando a mesma situação por vários ângulos e assim cruzando o destino de três personagens.

A história é narrada por um sinistro peixe prestes a ser abatido por um sujeito coberto de sangue. Esta bizarrice está ligada ao trabalho e ao destino de um determinado personagem que surge no meio do trama e que mesmo sem falar uma única palavra, se revela extremamente importante. 

É um longa diferente, sendo na época o segundo trabalho do ótimo diretor canadense Dennis Villeneuve, hoje famoso por trabalhos como "Incêndios" e "Os Suspeitos".

6 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Soa instigante. Quero ver.

Cumps.

Liliane de Paula disse...

Não me interessei imaginando o que vc comenta.
Gosto de filmes lineares.
Com começo meio e fim.

Hugo disse...

Gustavo - Diferente e original.

Liliane - Realmente este filme está longe de ser linear.

Rodrigo Mendes disse...

Boa, Hugo. Belo resumo de um filme que eu ainda preciso conferir. Você sempre traz títulos interessantes em seu blogue. Em matéria de Denis Villeneuve, até mesmo Sicario está na fila pra assistir. Mas quem se esquece de "O Homem Duplicado"? Até hoje esse filme ressoa em minha mente. "Arrival", também me despertou interesse.

Abraço.

Marília Tasso disse...

Sou fã de Denis Villeneuve, este ainda não conferi, estou na expectativa com "Arrival".

Hugo disse...

Rodrigo - Também estou esperando por "Arrival".

Marília - Villeneuve é um dos grandes diretores que surgiram nos últimos anos.