sábado, 13 de agosto de 2016

Philomena

Philomena (Philomena, Inglaterra / EUA / França, 2013) – Nota 8
Direção – Stephen Frears
Elenco – Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark, Mare Winningham, Barbara Jefford, Anna Maxwell Martin, Ruth McCabe, Peter Herman, Sean Mahon.

Londres, ano 2000. O jornalista Martin Sixmith (Steve Coogan) perde o emprego numa emissora de tv e fica sem saber o que fazer da vida. Durante uma festa, ele é abordado por uma jovem (Anna Maxwell Martin) que o convida a conhecer sua mãe Philomena (Judi Dench) para escrever uma matéria sobre ela. 

Nos anos cinquenta, ainda adolescente, Philomena foi deixada pelo pai em um convento, sendo criada por freiras. Ela engravidou e deu a luz a um garoto, que pouco tempo depois foi entregue pelas freiras para um casal. Mesmo relutante, Sixmith aceita a oferta e aos poucos descobre uma triste e surpreendente história. 

Baseado numa história real contada em livro pelo próprio Martin Sixmith, este sensível longa aborda mais um tema polêmico relacionado aos pecados que a Igreja Católica tenta esconder debaixo do tapete. 

São vários destaques no filme. A inusitada química entre o contido Steve Coogan e a simplicidade da personagem de Judi Dench é valorizada pelos ótimas interpretações e os diálogos afiados, alguns até engraçados. É o tipo de relação em que duas pessoas completamente diferentes criam um laço de amizade e aprendem sobre a vida na troca de experiências. 

A história também é surpreendente à partir do momento em que a dupla principal descobre a identidade do filho desaparecido. 

Depois de alguns filmes com qualidade abaixo de seu talento, o inglês Stephen Frears voltou a acertar a mão neste belo trabalho.    

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Trabalho sensível de Frears. Trata de injustiças e tristezas, mas é um programa leve. Dench é um tesouro do cinema.

Cumps.

Liliane de Paula disse...

Esse eu vi e gostei.
O ator não conhecia.
Ela, sempre bem.

Pedrita disse...

eu adorei esse filme, foi uma grata surpresa. eu comentei desse filme aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/11/philomena.html
bejios, pedrita

Hugo disse...

Gustavo - Um dos acertos é realmente tratar o tema com leveza.

Liliane - Steve Coogan é um ator com uma carreira mais voltada comédias.

Pedrita - É mais um bom filme britânico.

Abraço