terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Vento Será Tua Herança

O Vento Será Tua Herança (Inherit the Wind, EUA, 1960) – Nota 10
Direção – Stanley Kramer
Elenco – Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly, Dick York, Donna Anderson, Harry Morgan, Claude Akins, Elliott Reid.

Na pequena cidade de Hillsboro no Oregon, o professor de ciências Bertram Cates (Dick York) é preso por ensinar a teoria da evolução de Darwin. A extrema religiosidade dos habitantes da cidade, exacerbada pelo discurso do Reverendo Brown (Claude Akins), faz com que o professor seja tratado como criminoso. 

O insólito caso chama atenção do país inteiro e atrai para cidade figuras conhecidas que desejam defender seu lado. O ex-candidato a presidente Matthew Harrison Brown (Fredric March) é recebido como herói por apoiar a punição ao professor, inclusive tomando o posto de promotor.

Por outro lado, o advogado liberal Henry Drummond (Spencer Tracy) assume a defesa do acusado, contando ainda com apoio de um jornalista (Gene Kelly). Assim, o circo está armado para um disputa de crenças, ideais e egos. 

Mais de cinquenta depois de ser lançado, este belíssimo longa ainda se mostra extremamente atual. O roteiro mexe num verdadeiro vespeiro ao colocar em discussão a crença em Deus e na Bíblia, confrontada com os avanços da ciência.

Os ótimos diálogos questionam situações da Bíblia que não tem explicação lógica, aquelas em que as pessoas acreditam pela fé. Além disso, vemos também como a religião é utilizada para dominar o povo menos esclarecido e até mesmo incitar o ódio a quem pensa diferente, situação que continua igual nos dias atuais. 

O embate de ideais no tribunal entre Spencer Tracy e Fredric March é fantástico, enquanto o personagem de Gene Kelly é o alívio cômico que solta frases cínicas a cada aparição. 

O filme é todo em preto e branco e baseado numa história real ocorrida em 1925. 

É um longa obrigatório para quem gosta de discussões profundas sobre a disputa entre religião e ciência.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nota 10? A primeira vez que vejo isso, desde que lhe acompanho.
Vou atrás desse filme. Quem sabe o OldFlix tem.
O tema é interessante. E atual.
Sempre sigo suas orientações mas raramente encontro.
Legal, ter vc escrevendo sobre cinema.

Hugo disse...

Liliane - Provavelmente o filme está no Oldflix.

Escrever sobre cinema é uma diversão, além de dar sugestões para quem lê o blog. As preferências são individuais, mas acredito que dicas são sempre uma boa ajuda.