domingo, 7 de agosto de 2016

Mente Criminosa

Mente Criminosa (Criminal, Inglaterra / EUA, 2016) – Nota 6,5
Direção – Ariel Vromen
Elenco – Kevin Costner, Gary Oldman, Tommy Lee Jones, Ryan Reynolds, Jordi Molla, Gal Gadot, Michael Pitt, Alice Eve, Amaury Nolasco, Antje Traue, Scott Adkins.

Em Londres, o agente da CIA Bill Pope (Ryan Reynolds) é monitorado por seus superiores e ao mesmo tempo perseguido por assassinos ao tentar encontrar com um sujeito conhecido como o “Holandês”. Bill termina assassinado e a CIA não sabe se ele contou para os criminosos onde estaria escondido o holandês. 

Para tentar descobrir o que ocorreu, é chamado o Dr. Franks (Tommy Lee Jones), que desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de transferir a memória de pessoas mortas para outras. Para ser utilizado como cobaia, o Dr.  Franks escolhe Jericho Stewart (Kevin Costner), um psicopata que cumpre pena. As consequências da cirurgia criam um caos ainda maior. 

Este agitado longa de ação e ficção explora elementos que já vimos em vários outros filmes do gênero. A transferência de memória lembra o recente “Sem Retorno” protagonizado por Ryan Reynolds, a escolha do assassino para auxiliar na situação extrema é semelhante ao ótimo “A Rocha” dos anos noventa, além de utilizar outros clichês como a experiência científica maluca, o vilão megalomaníaco e um final açucarado. 

Quem não se importar com estes clichês e com os furos do roteiro, poderá se divertir com o elenco de astros, o bom ritmo da narrativa e as várias cenas de ação, algumas bastante violentas. 

O diretor israelense Ariel Vromen entregou um filme bem melhor em seu trabalho anterior. O drama policial “O Homem de Gelo” com Michael Shannon merece ser descoberto.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse filme é assustador.
Vez por outra os canais Sky mostram que está na programação.
Não sei se tenho vontade de rever.


Assistir Remember(Memórias Secretas).
O final me surpreendeu.
Vou reler sua postagem.

Hugo disse...

Liliane - Realmente é um filme de ação violento.

Pedrita disse...

eu gostei do debate sobre colocar a mente de uma pessoa em uma região inexistente de um "psicopata". mesmo sendo um tema já falado passar a mente de um para o outro. há nuances bem interessantes. sim. há muito clichês e como filme de ação nada acrescenta. mas sobre vilania e mexer em mentes de insensíveis é bem interessante. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A premissa é interessante, mas é basicamente um filme de ação.

Bjos