quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Jogo do Dinheiro

Jogo do Dinheiro (Money Monster, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Jodie Foster
Elenco – George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell, Dominic West, Caitriona Balfe, Giancarlo Esposito, Christopher Denham, Lenny Venito, Chris Bauer, Dennis Boutsikaris, Emily Mead, Condola Rashad, Aaron Yoo.

Lee Gates (George Clooney) é um agitado apresentador de uma programa sensacionalista sobre investimentos, o “Money Monster” do título original. 

Durante um programa ao vivo, um sujeito armado (Jack O’Connell) invade o palco, ameaça matar Gates e explodir o estúdio caso o megainvestidor Walt Camby (Dominic West) não apareça para explicar como perdeu as economias de milhares de pessoas em apenas um dia. 

O programa continua ao vivo enquanto Gates, sua produtora Patty (Julia Roberts) e a polícia tentam encontrar uma solução para a situação. 

Este longa dirigido pela atriz Jodie Foster começa como uma espécie de comédia que aparentemente criticaria os programas sensacionalistas de tv e o absurdo mundo dos investimentos financeiros que pessoa alguma sabe explicar realmente como funciona. 

Em um segundo momento, a história se volta para o drama, quando descobrimos sobre a vida do jovem desesperado e as falcatruas financeiras começam à vir tona. Até esta parte a narrativa e os personagens seguram a boa história, que infelizmente perde pontos com a reviravolta na parte final. 

Por outro lado, a forte cena do clímax e a última conversa entre os personagens de Clooney e Julia Roberts são perfeitas em relação a proposta principal do roteiro, que é mostrar que o dinheiro está acima de tudo na sociedade em que vivemos.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não entendo nada de investimento.
Até o palavreado me aborrece.
Mas, saber sobre o drama de vida do agressor parece que se torna, interessante para mim, a história.
Em filmes, vejo analiso coisas completamente diferente de vc que entende de cinema.

Ontem vi um pedaço de um filme(ou série)com Jody Foster.
Ela era a atriz, isso eu sei.

Hugo disse...

Liliane - O interessante do filme é que ele faz uma crítica exatamente a esta linguagem sobre economia que praticamente ninguém entende.

Gustavo H.R. disse...

Estou para assistir, e suspeito que terei reação semelhante.

Cumps.

Amanda Aouad disse...

É isso, o filme tem alguns deslizes, mas no geral, me surpreendeu.

bjs

Hugo disse...

Gustavo - É interessante em boa parte da história.

Amanda - A parte final filmada na rua é um pouco exagerada.

Abraço

Pedrita disse...

eu gostei muito. aborda vários temas importantes. beijos, pedrita