sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Náufrago

Náufrago (Cast Away, EUA, 2000) – Nota 8
Direção – Robert Zemeckis
Elenco – Tom Hanks, Helen Hunt, Nick Searcy, Chris Noth.

Chuck Noland (Tom Hanks) é um funcionário da Fedex que durante uma viagem de trabalho, se torna o único sobrevivente de um acidente após seu avião cair no Oceano Pacífico. Chuck sobrevive, mas se vê preso em uma ilha isolada, sem mantimentos ou local para se proteger. A esperança de ser resgatado vai diminuindo com o passar do tempo, fazendo com que Chuck seja obrigado a criar mecanismos para manter sua saúde mental, desenvolver formas de conseguir alimentos e construir uma espécie de abrigo para se proteger do sol e da chuva. 

Este fiapo de história é conduzido de forma competente por Robert Zemeckis, que consegue manter a atenção do espectador nas quase duas horas e meia de projeção, com o personagem de Tom Hanks atuando sozinho praticamente o filme inteiro, ou melhor, tendo a companhia da bola de vôlei Wilson. 

Além da ótima atuação de Hanks e da criatividade de Zemeckis em preencher o tempo com situações interessantes, outro ponto positivo é o roteiro que deixa pequenas lições sobre a vida. Chuck é um sujeito totalmente dedicado ao trabalho, que muitas vezes deixava de lado sua noiva (Helen Hunt) e quando fica isolado na ilha, tem na foto da noiva um dos pilares para manter a esperança de sobreviver. 

O roteiro ainda mostra como um fato pode mudar completamente a vida de uma pessoa, no caso de Chuck, tudo que ele sabia sobre a vida e tinha conquistado acaba perdido quando se vê obrigado a enfrentar uma vida primitiva, onde sobreviver é o ponto básico. Esta mudança de vida e até de perspectiva é simbolizada na sequência final, quando Chuck volta para casa e termina surpreendido com que encontrou.

9 comentários:

Silvia Freitas disse...

É muito inteligente a maneira como o diretor consegue conduzir o filme, em sua maior parte, com Tom Hanks e a bola wilson. Ficou na memória de muitos, com certeza (conheço gente que ainda hj se emociona ao lembrar de Hanks gritando "Wilson").
Abraços!

Anônimo disse...

Nunca assisti a esse filme, e fico meio envergonhado por isso.

E lendo a sinopse eu penso: Um americano sobrevivendo sem tecnologia ? Só em filmes mesmo.

~GoodWood

Roberto Simões disse...

Um filme extraordinário, um dos melhores sobre "sobrevivência".

http://cineroad.blogspot.pt/2013/12/o-naufrago-2000.html

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD.blogspot.pt

Red Dust disse...

Um dos meus preferidos de Hanks. É mesmo uma interpretação estupenda. E, realmente, a Wilson ficou na memória de todos. :)

Hugo disse...

Silvia - É muito difícil entreter o público com apenas um ator em cena por quase todo o filme.

Anônimo - Boa sacada. Este é um dos pontos interessantes, obrigar o personagem a utilizar seus instintos primitivos para sobreviver.

Roberto - Concordo.

Red - É o tipo de "personagem" que ficará marcado para sempre no cinema.

Abraço a todos

Gustavo disse...

Sem dúvida é uma bela amostra da criatividade de Zemeckis. Só lamento a parte final, mas não por ela ter sido malfeita, mas sim por ser desagradável imaginar-se numa situação daquela com a esposa e tudo o mais.

Hugo disse...

Gustavo - A parte final é triste, mas não deixou de ser uma escolha realista do diretor.

Abraço

Jefferson C. Vendrame disse...

O loco Hugo, só 8.... Filme Top! Zemeckis foi mestre, assim como em Forrest Gump.
Sempre que revejo Náufrago me emociono. A cena em que a bola Wilson se afasta da jangada, ao meu ver, é a maior prova da capacidade que o cinema tem de mexer com nossas emoções. Sem dúvidas um filme que já entrou para a história do cinema. Hanks em ótima performance tem uma atuação brilhante e deveras comovente! Bela Lembrança!

Hugo disse...

Jefferson - Eu ainda gosto mais de "Forrest Gump", mesmo sendo dois grandes filmes.

Abraço