sábado, 22 de dezembro de 2012

Vida de Balconista

Vida de Balconista (Brasil, 2009) – Nota 7,5
Direção – Cavi Borges & Pedro Monteiro
Elenco – Mateus Solano, Gregório Duvivier, Paula Braum, Miguel Thiré, Alamo Facó, Renata Tobelem.

Cavi Borges é dono de uma conhecida locadora no Rio de Janeiro que começou a produzir curtas em meados da década passada. Com incentivo de uma operadora de celulares, ele dirigiu vários curtas com o personagem “Mateus – O Balconista”, um atendente de locadora que precisa ter jogo de cintura para tratar clientes de todos os tipos. O sucesso da série fez com que Cavi se juntasse a Pedro Monteiro e com uma pequena verba conseguisse transformar as histórias em um longa. 

O filme se passa durante um dia na locadora onde Mateus conversa direto com a câmera fazendo comentários irônicos sobre os estranhos frequentadores do local. Cavi se baseou em histórias e personagens que passaram por sua locadora durante mais de uma década. Mateus precisa ajudar um cinéfilo indeciso, tem de lidar com um cliente caloteiro, com outro que curte filmes de sacanagem, com um sujeito chato que reclama e não aluga filme algum, com uma jovem fã do Van Damme e até com um fiscal picareta. 

Os pontos altos são interpretação de Mateus Solano, que faz caras e bocas que resumem bem seus sentimentos ao lidar com personagens engraçados e até patéticos, além de alguns diálogos deliciosos sobre cinema, principalmente sobre Tarantino, uma das inspirações do filme que rende uma divertida cena de sonho do personagem principal. 

O longa foi todo filmado com câmera digital utilizando uma lente angular, que a princípio deixa uma sensação estranha, como se estivéssemos vendo imagens de uma câmera de segurança, mas se torna perfeita com o desenrolar do filme e aproveita bem o pequeno cenário da locadora. 

Divertido e sem pretensão, o filme é um exemplo de como a frase “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” está mais atual do que nunca.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Tenho curiosidade, mas ainda não conferi esse.

bjs

bruno knott disse...

Parece bom... me fez lembrar de O Balconista do Kevin Smith, apesar de que a loja lá não era uma locadora.

Hugo disse...

Amanda - É um filme divertido, vale a sessão.

Bruno - Lembra um pouco, porém com outra diferença. O filme de Kevin Smith era recheado de diálogos sobre sexo, já o longa brasileiro é uma comédia mais leve neste sentido.

Abraço