domingo, 2 de dezembro de 2012

Intocáveis

Intocáveis (Intouchables, França, 2011) – Nota 8,5
Direção – Olivier Nakache & Eric Toledano
Elenco – François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Flerot, Clotilde Mollet.

O milionário Philippe (François Cluzet) é um tetraplégico que vive em Paris numa mansão rodeada de empregados. Precisando contratar um novo enfermeiro, vários candidatos se apresentam, entre eles o imigrante senegalês Driss (Omar Sy), que deseja apenas que o homem assine um papel para comprovar que ele foi a entrevista e assim possa receber uma espécie de auxílio desemprego do governo. Para surpresa do falante Driss, Philippe decide contratá-lo como uma espécie de desafio. O fato faz a inusitada dupla dar início a uma amizade que irá além das diferenças físicas, culturais e financeiras. 

Esta comédia dramática baseada numa história real, bateu recordes de bilheteria e se tornou a produção francesa mais rentável da história. A explicação para o fenômeno está na perfeita química entre o veterano ator François Cluzet (“Por Volta da Meia-Noite”, “Surpresas do Coração”) e o desconhecido Omar Sy. Enquanto o personagem de Cluzet redescobre a alegria de viver contagiado pela força do amigo, Omar Sy cria com perfeição um jovem que adora a vida, mesmo tendo de enfrentar o desemprego e os problemas de uma família pobre. 

Outro positivo é o roteiro não apelar para o melodrama, fato que invariavelmente ocorre neste tipo de filme em Hollywood, que por sinal já comprou os direitos para uma refilmagem. 

Simples, sensível e com emoção na medida certa, este longa é uma agradável surpresa.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Um belo filme mesmo.

bjs

KA disse...

Excelente! Um dos melhores filmes que vi este ano.
abs
Karen

Hugo disse...

Amanda e Ka - É um dos melhores do ano.

Bjos