segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sem Medo de Viver & Passageiros


Sem Medo de Viver (Fearless, EUA, 1993) – Nota 8
Direção – Peter Weir
Elenco – Jeff Bridges, Isabella Rossellini, Rosie Perez, Tom Hulce, John Turturro, Benicio Del Toro, Deirdre O’Connell, John de Lancie.

Max Klein (Jeff Bridges) é um dos poucos sobreviventes de um acidente aéreo. A tragédia faz com que Max mude sua personalidade e passe a acreditar ser imortal. Ele larga o emprego, perde todos os medos e passa a viver situações de risco. Sua atitude faz com que se distancie da esposa Laura (Isabella Rossellini). O psiquiatra Bill Perlman (John Turturro) o acompanha no tratamento, mas para fazer com que ele volte a realidade, o médico o apresenta a outra sobrevivente do acidente, Carla (Rosie Perez), que perdeu o bebê na tragédia e encara seus traumas de modo completamente diferente de Max. 

Este belo e sensível longa de Peter Weir (“O Show de Truman”, “Caminho da Liberdade”) hoje está quase esquecido, porém é outro grande trabalho deste ótimo cineasta. O filme é valorizado pelas ótimas interpretações de Jeff Bridgges e até de Rosie Perez, um atriz normalmente exagerada, mas que aqui a acerta o tom do papel. Vale destacar ainda a cena do acidente aéreo, uma sequência assustadora.  

Passageiros (Passengers, EUA, 2008) – Nota 6
Direção – Rodrigo Garcia
Elenco – Anne Hathaway, Patrick Wilson, David Morse, Andre Braugher, Dianne Wiest, Clea DuVall, William B. Davis.

Após um acidente aéreo, os sobreviventes são encaminhados para tratamento com a psicóloga Claire (Anne Hathaway). Um dos sobreviventes é Eric (Patric Wilson), que diz se sentir bem e ao invés de aceitar o tratamento, sente-se atraído pela psicóloga. Os outros sobreviventes formam um grupo onde Claire tenta fazer com que eles relembrem o acidente para tentar superar o trauma. Quando um dos participantes do grupo desaparece, Claire começa a suspeitar que a companhia aérea esteja perseguindo os sobreviventes para encobrir a verdadeira causa do acidente. 

O diretor colombiano Rodrigo Garcia, filho do escritor Gabriel Garcia Marquez, não acerta o tom neste suspense que apresenta um roteiro repleto de clichês, que apela ainda para uma grande reviravolta final, porém que não é tão surpreendente assim. Além das várias pistas durante o filme, o cartaz original praticamente entrega a trama. 

É uma pena, a premissa tinha potencial e um elenco recheado de bons atores, mas após um interessante início, a cena em que Patrick Wilson anda pela praia ao lado do avião em chamas lembra o primeiro episódio de “Lost”, a narrativa torna-se arrastada e não se define entre drama e suspense.   

5 comentários:

Gilberto Carlos disse...

2Assisti Sem medo de viver quando passou no Intercine da Globo. Sabe que gostei. Acho a Rosie Perez tão hilária. Já Passageiros não gostei tanto... Abraços.

Amanda Aouad disse...

Não vi em Medo de Viver ainda, mas Passageiros, concordo que é uma ótima premissa desperdiçada em um roteiro e direção medianos. Ele oscila muito e aquela parte do romance, fica cansativa. Poderia ser bem mais.

bjs

Hugo disse...

Gilberto - Considero Rosie Perez exagerada, mas aqui ela está contida.

Amanda - O romance é arrastado demais.

Abraço

Jefferson C. Vendrame disse...

Assisti Passageiros desconfiado pois já tinham me alertado sobre uma semelhança no contexto dele e de O Sexto Sentido, no entanto, o filme é decepcionante e me serviu como um ótimo sonífero...
Sem medo de viver ainda não vi mas gostei da trama, vou procurar assistir...

Valeu a dica...

Grande abraço Hugo

Hugo disse...

Jefferson - Nem citei a semelhança com "Sexto Sentido" que já entregaria a trama. Já "Sem Medo de Viver" é melhor, tem uma trama mais consistente.

Abraço