sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dominados Pelo Ódio & Os Cinco de Chicago


O diretor e produtor Roger Corman é uma lenda vida do cinema independente. Hoje com oitenta e seis anos, Corman continua na ativa, já tendo produzido em torno de quatrocentos filmes. 

Sua carreira de diretor é conhecida pelos filmes terror que fez nos anos sessenta, vários deles protagonizados por Vincent Price. Nestes filmes Corman trabalhou ainda com veteranos com Boris Karloff e Peter Lorre, mas também em outros trabalhos abriu as portas do cinema para figuras como Jack Nicholson, Bruce Dern, Jonathan Demme, Joe Dante e vários outros nomes que se tornaram famosos.

Além dos filmes de terror que comentarei em outra postagem, aqui cito dois trabalhos de Corman como diretor no gênero gângster. 

Dominados Pelo Ódio (Machine Gun Kelly, EUA, 1958) – Nota 6,5
Direção – Roger Corman
Elenco – Charles Bronson, Susan Cabot, Morey Amsterdam, Richard Devon, Jack Lambert, Frank DeKova.

George “Machine Gun” Kelly (Charles Bronson) é um violento ladrão de bancos que age com sua namorada Flo Becker (Susan Cabot) e alguns comparsas. Quando um assalto dá errado, o casal decide mudar o foco e arma o sequestro da filha de um milionário, porém a truculência de Kelly transforma seus comparsas em inimigos, o que dificulta ainda mais o plano. 

Apesar das interpretações exageradas, o roteiro é curioso ao mostrar o assaltante como um sujeito fraco, que responde com violência quando é contrariado, mas por outro lado morre de pavor quando vê qualquer símbolo que esteja ligado a morte, além de ser dominado pela namorada, esta sim a personagem mais forte da trama. Não deixa de ser estranho ver Charles Bronson apavorado quando vê um caixão ou a tatuagem de uma caveira na mão de um sujeito. 

Os Cinco de Chicago (Bloody Mama, EUA, 1970) – Nota 6
Direção – Roger Corman
Elenco – Shelley Winters, Don Stroud, Robert De Niro, Pat Hingle, Bruce Dern, Diane Versi, Robert Waldem, Scatman Crothers.

Nos anos trinta, Ma Barker (Shelley Winters) é a líder de uma quadrilha de assaltantes de bancos que aterroriza as cidades do sul dos Estados Unidos (o Chicago do título é invenção de algum tradutor), com um detalhe, os quatro comparsas são seus filhos. 

Extremamente violento e com pitadas de incesto e estupro, esta incursão de Corman ao gênero policial segue um estilo exagerado, inclusive na construção dos personagens, com Shelley Winters criando uma assaltante quase histérica. A atriz que começou no cinema nos anos quarenta, aqui já estava em uma fase onde engordou bastante e passou a aceitar papéis bem diferentes das mocinhas frágeis do início de carreira  

A curiosidade são as participações dos ainda jovens e desconhecidos Robert De Niro como o filho drogado e Bruce Dern como amigo de outro filho, que por sinal também é amante de Ma Barker.

Nenhum comentário: