domingo, 25 de novembro de 2012

Leviathan

Leviathan (Leviathan, EUA, 1989) – Nota 4
Direção – George Pan Cosmatos
Elenco – Peter Weller, Richard Crenna, Amanda Pays, Daniel Stern, Ernie Hudson, Hector Elizondo, Michael Carmine, Lisa Eilbacher, Meg Foster.

Numa base no fundo do mar, um grupo de mineradores está nos últimos dias de trabalho após quase três meses isolados no local. Dois tripulantes (Amanda Pays e Daniel Stern) saem para uma missão de rotina, quando por acaso encontram um navio russo afundado, o Leviathan. Eles trazem para a base alguns objetos do navio, entre eles uma pequena garrafa de vodka que eles não imaginam estar contaminado com algo desconhecido, uma espécie de vírus que causa uma mutação genética em um dos tripulantes. Entre os objetos existe também uma fita de vídeo onde o comandante do navio russo diz não saber porque seus subordinados estão morrendo. 

O falecido diretor italiano de origem grega George Pan Cosmatos até dirigiu filmes interessantes como “Fuga para Atenas” e “Tombstone”, porém é mais conhecido por exageros como “Cobra” e “Rambo II – A Missão”, os dois em parceria com Stallone. Em “Leviathan” o nível é ainda pior. 

O longa é uma produção da família de Dino de Laurentiis, que filmou na Itália esta cópia descarada de vários filmes. De “Alien – O Oitavo Passageiro” temos um grupo de pessoas de várias etnias presas num local e um alien que se alimenta de sangue e carne. De “Aliens – O Resgate” copiaram a grande corporação corrupta e o striptease de Sigourney Weaver, agora por conta da inglesa Amanda Pays. E de “O Enigma do Outro Mundo” sugaram a cena do teste do sangue e o personagem do médico desconfiado que resolve salvar o mundo mesmo que tenha de matar os companheiros. 

Para tentar dar um ar de seriedade, foi contratado um elenco de atores americanos conhecidos, entre eles Peter Weller que vinha do sucesso de “Robocop” e Richard Crenna da série “Rambo”, que parecem não acreditar nos péssimos diálogos que foram obrigados a representar, que por incrível que pareça são creditados a David Webb Peoples, responsável pelos roteiros de grandes filmes como “Blade Runner”, “O Feitiço de Áquila” e “Os Imperdoáveis”. 

Contrataram ainda o falecido mestre dos efeitos especiais Stan Winston, que criou um monstro que basicamente era uma cópia do alien. 

Para completar a bomba, a sequência final é uma das mais absurdas da história do cinema. Não contarei para não estragar “a supresa” de quem tiver a curiosidade de assistir.

4 comentários:

B-Cine disse...

Fala palmeirense. Uma pena a situação do Palmeiras pois em São Paulo, o time com o qual eu torceria seria o Palmeiras, pois aqui no RJ quem torce pro Vasco, geralmente torce pro Palmeiras. Agora é levantar a cabeça e retornar os rumos para o ano que vem.
cara eu gosto de Rambo 2 e Cobra mas por motivos especiais, pois são filmes assistidos na infãncia e tem todo um valor sentimental...aquelas coisas. Tombstone eu vi recentemente e achei meio mais ou menos sabe?
agora esse parece ser risível. Ainda mais com o anti galã que fez o Robocop. Adoro ele em Misterios e paixões do cronnenberg..mas essa bomba aí não sei não. Fiquei curioso...
Grande abraço e estou de volta ao mundo blogueiro.
www.b-cine-b-cine.blogspot.com

Gilberto Carlos disse...

Estranho Petter Weller ter aceitado essa bomba logo depois de ter ficado famoso como Robocop.85

Amanda Aouad disse...

Parece mesmo uma bomba... Não conheço..

bjs

Hugo disse...

B-Cine - Situação complicado, teremos de começar do zero em 2013.

Também gosto de Rambo e Cobra como diversão, ficaram marcados na minha adolescência, apenas que analisando criticamente são dois filmes absurdos.

Gilberto - Por estas escolhas ruins é que a carreira de Peter Weller afundou.

Amanda - Bomba completa...rs

Abraço a todos