quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos

A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (National Treasure: Book of Secrets, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – Jon Turteltaub
Elenco – Nicolas Cage, Justin Bartha, Diane Kruger, Jon Voight, Ed Harris, Helen Mirren, Harvey Keitel, Bruce Greenwood, Ty Burrell, Albert Hall, Alicia Coppola.

Durante uma palestra, o historiador Ben Gates (Nicolas Cage) e seu pai Patrick (Jon Voight) são confrontados por Mitch Wilkinson (Ed Harris) que apresenta o pedaço de um documento que comprovaria a participação do avô de Patrick como mentor do assassinato de Abraham Lincoln. Para provar a inocência do ancestral, pai e filho decidem investigar o caso com a ajuda de Riley Poole (Justin Bartha) e da ex-namorada de Ben, Abigail Chase (Diane Kruger). A investigação leva o grupo ao Palácio de Buckingham em Londres, a Casa Branca e ao Monte Rushmore. 

O longa original era divertido e apesar dos furos no roteiro e alguns exageros o resultado era aceitável, porém esta continuação tem um roteiro primário com algumas sequências totalmente absurdas. É o tipo de filme para assistir com o cérebro desligado e assim tentar se divertir com os exageros. A premissa é legal, principalmente para quem gosta de história, mas quando os protagonistas conseguem entrar em alguns dos lugares mais protegidos do mundo de forma tranquila, fica difícil aceitar. 

Em comparação com o original vale destacar a presença de Helen Mirren num papel diferente do que costuma interpretar, fazendo a mãe de Nicolas Cage de uma forma divertida. A entrada de Ed Harris no elenco também poderia ser um plus, porém seu personagem sofre com o roteiro, que muda sua personalidade algumas vezes, ele passa de vilão a amigos dos protagonistas, volta a ser vilão e no final tem uma decisão que muda tudo novamente. Um roteiro decente poderia ter rendido uma aventura muito melhor.

3 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Gostei muito do primeiro filme, mas este ainda não assisti. Vou ver. Gosto de Nicolas Cage, apesar dos pesares...

Gonga disse...

É impressão minha ou Nicolas Cage ultimamente faz pessimos filmes.

Hugo disse...

Gilberto - O primeiro é melhor, principalmente o roteiro.

Gonga - Realmente Cage fez vários filmes ruins nos últimos anos.

Abraço