sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tinha Quer Ser Você & Entrando de Cabeça



Tinha Que Ser Você (Last Chance Harvey, EUA, 2008) – Nota 7
Direção – Joel Hopkins
Elenco – Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, Liane Balaban, James Brolin, Richard Schiff, Jeremie Sheffield.

O divorciado Harvey Shine (Dustin Hoffman) se prepara para viajar a Londres para o casamento da filha (Liane Balaban), quando descobre que seu emprego está por um fio. Harvey trabalha criando jingles para comerciais. Ao mesmo tempo em Londres, a solteirona Kate Walker (Emma Thompson) trabalha no aeroporto e precisa cuidar da mãe (Eileen Atkins), uma senhora carente. Estes dois personagens solitários que carregam frustrações, terão seus destinos cruzados, podendo ser realmente a última chance de serem felizes. 

O diretor e roteirista inglês Joel Hopkins que estreou no cinema com o simpático “Entrando de Cabeça” em 2001, demorou sete anos para comandar outro filme e novamente apresenta personagens simpáticos num drama romântico. 

O filme cresce com as boas interpretações de Dustin Hoffman e Emma Thompson, que criam personagens que não conseguem se ajustar a realidade, ele se sente totalmente deslocado com a festa pré-casamento da filha, onde percebe que ela pertence muito mais a nova família, tendo um laço forte com o padrasto. Já a personagem de Emma Thompson tenta manter distância dos homens com receio de se envolver e sofrer, fato claro no encontro às escuras arranjado por uma amiga. 

O resultado é um filme pequeno, simples e sensível, mesmo que o final traga duas pequenas situações um pouco forçadas, que nada agregam a trama. 

Entrando de Cabeça (Jump Tomorrow, Inglaterra / EUA, 2001) – Nota 7
Direção – Joel Hopkins
Elenco – Tunde Adedimpe, Hippolyte Girardot, Natalia Verbeke, James Wilby, Isiah Whitlock Jr.

O nigeriano George (Tunde Adebimpe) está prestes a se casar, porém o enlace foi arranjado por suas irmãs. Mesmo contrariado, George é um sujeito extremamente passivo que parece aceitar seu destino. Sua vida muda quando conhece a bela Alicia (a argentina Natalia Verbeke) e o apaixonado francês Gerard (Hippolyte Girardot), que chora por ter sido dispensado pela noiva. George se sente atraído por Alícia, mas por causa de sua timidez e pela moça ter um namorado (James Wiby), ele fica calado. Mais tarde quando Gerard tenta se matar de tristeza, George o ajuda, o que faz com que o sonhador francês coloque como objetivo ajudar o novo amigo a se declarar para Alicia. 

Esta simpática ciranda de amores foi a estreia no cinema do diretor e roteirista inglês Joel Hopkins, que escolheu um elenco internacional, valorizando ao mesmo tempo as diferenças culturais e a linguagem universal do amor. 

O resultado é um filme sensível que vale a sessão.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não vi entrando de cabeça, mas Tinha que ser você é mesmo um filme sensível, que se vale a força da interpretação dos dois atores, mas que acaba não explorando no roteiro o melhor do argumento que é o encontro dos dois. As interferências acabam prejudicando o ritmo.

bjs

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, como vai?
Depois de um mês tumultuado, sem muito visitar os blogs, estou de volta...

Não conhecia nenhum desses dois filmes que trouxe em seu post porém o primeiro deles me despertou interesse... Dustin Hoffman sempre vale a pena...
Te espero em minha página... Abraços

Unknown disse...

Gosto muito de Tinha que ser vc. Esse outro ainda não assisti, mas fiquei curioso.

Luís disse...

Fiquei interessado por conhecer os dois títulos, apesar de somente já ter ouvido falar do primeiro, justamente por causa de seus atores principais.

Hugo disse...

Amanda - O roteiro poderia ser melhor, mas mesmo assim o filmes pelo casal principal.

Jefferson - Neste filme Dustin Hoffman tem mais uma boa atuação.

Celo - "Entrando de Cabeça" é uma produção simples com bons personagens.

Luís - O primeiro é o mais conhecido.

Abraço