segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Mensageiro & Rampart


O Mensageiro (The Messenger, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Oren Moverman
Elenco – Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Steve Buscemi, Jena Malone, Eamonn Walker.

O drama do retorno para casa de soldados após uma guerra já foi mostrado no cinema diversas vezes, em sua maioria tendo o Vietnã como culpado. Longas como “Amargo Regresso”,”O Franco Atirador”e “Jardins de Pedra” são exemplos. 

Aqui a história foca no Sargento Will Montgomery (Ben Foster), que volta ferido como herói da Guerra do Iraque, com um problema na visão e em uma das pernas. Will é designado para cumprir seus últimos meses no exército avisando as famílias dos soldados mortos, em parceria com o Capitão Tony Stone (Woody Harrelson). A regra de Stone é comunicar o parente do soldado de forma séria, sem emoções, porém as reações de quem ouve que perdeu o filho ou marido são diversas, podendo ser choro, ofensas ou compaixão. Will que deixou a namorada (Jena Malone) quando se alistou, sente-se perdido por não consegui-la de volta, não sabe o que fazer da vida e cada vez mais se envolve com as emoções das pessoas que precisa avisar, principalmente com Olivia (Samantha Morton) que perdeu marido e precisa cuidar do filho pequeno. 

O filme é um drama pesado e realista, que mostra como os soldados que sobrevivem a uma guerra são devolvidos a um mundo onde sentem não pertencer mais, sem preparo algum ou ajuda psicológica. 

A dupla principal tem ótimas interpretações, com Ben Foster perfeito como o sujeito angustiado e Woody Harrelson que concorreu ao Oscar de Coadjuvante pelo sujeito durão que mostra a verdadeira face numa sequência quase ao final do longo. Vale destacar ainda a pequena e ótima participação de Steve Buscemi em duas sequências. 

Rampart (Rampart, EUA, 2011) – Nota 7
Direção – Oren Moverman
Elenco – Woody Harrelson, Ned Beatty, Robin Wright, Anne Heche, Cynthia Nixon, Ben Foster, Ice Cube, Sigourney Weaver, Steve Buscemi, Robert Wisdom, Brie Larson, Sammy Boyarsky, Jon Bernthal.

Em 1990, a delegacia de Rampart em Los Angeles é alvo de protestos da população, pressão da imprensa e responde a diversos processos em razão de um escândalo de corrupção policial. Neste cenário trabalha o veterano policial David Douglas Brown (Woody Harrelson), um sujeito racista, corrupto e violento, que vive de favor numa casa que pertence as suas duas ex-mulheres que são irmãs (Anne Heche e Cynthia Nixon), que moram ao lado. David tem duas filhas, uma com cada ex-esposa, porém suas atitudes fazem com que as garotas se afastem. 

Para piorar a situação, após um acidente de trânsito, David espanca o outro motorista e acaba sendo filmado durante a violenta ação. Mesmo estando completamente errado, David acredita ser alvo de uma armadilha e decide enfrentar seus superiores para se manter no emprego. 

O diretor Oren Moverman volta a trabalhar com Woody Harrelson (e também Ben Foster e Steve Buscemi em pequenos papéis) em outro drama pesado, agora tendo ainda como parceiro no roteiro, o escritor James Ellroy, especialista em histórias policiais. 

O filme é todo de Woody Harrelson, que interpreta com perfeição um personagem que merece todas as coisas ruins que acontecem em sua vida, já que desde o início o espectador percebe que o sujeito não tem respeito por pessoa alguma, além de ser corrupto, fato mostrado nas relações com um veterano picareta (Ned Beatty), além de suas noitadas regadas a bebida e sexo, inclusive uma conturbada relação com a advogada vivida por Robin Wright. 

Vale destacar ainda a participação de Ben Foster com um ex-soldado que vive numa cadeira de rodas e de Steve Buscemi como um superior que tem uma forte discussão com o personagem de Harrelson. 

Não é um filme para o público comum, já que muitas situações ficam sem solução, deixando para o espectador imaginar as consequências.

3 comentários:

Thomás R. Boeira disse...

Desses, vi só O Mensageiro. Muito bom filme. Me deixou curioso pra assistir Rampart.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Luís disse...

Não conheço o segundo título, conheço apenas "O Mensageiro", do qual gostei. Há ainda muitos outros títulos com Woody Harelson que eu quero ver!

Hugo disse...

Thomás e Luís - "0O Mensageiro" é melhor, tem uma trama mais bem desenvolvida, já "Rampart' é baseado todo na atuação de Harrelson.

Abraço