sábado, 2 de junho de 2012

Duro de Matar 4.0

Duro de Matar 4.0 (Die Hard 4.0, EUA / Inglaterra, 2007) – Nota 7,5
Direção – Len Wiseman
Elenco – Bruce Willis, Justin Long, Timothy Olyphant, Maggie Q, Cliff Curtis, Kevin Smith, Mary Elizabeth Winstead, Zeljko Ivanek, Jonathan Sadowski, Chris Palermo, Sung Lang.

Doze anos após o terceiro filme da série, Bruce Willis volta ao personagem que o levou ao estrelado, o policial John McClane. 

Agora McClane é encarregado de transportar o hacker Matt Farrell (Justin Long) acusado de invadir computadores do governo. O que parecia ser um trabalho entendiante, se transforma numa loucura quando eles são atacados por terroristas, que em seguida sequestram a filha de McClane (Mary Elizabeth Winstead). A situação faz o policial durão e antiquado se unir ao hacker engraçadinho para fugir dos terroristas e resgatar a filha, sem saber que por trás da ação está outro hacker, Thomas Gabriel (Timothy Olyphant). 

Diferente dos dois primeiros filmes que se passavam em um determinado ambiente, este tem sequências de ação em vários locais e também diferente da terceira parte que tinha um roteiro melhor estruturado, este dá ênfase as cenas de ação e aos diálogos engraçadinhos entre a dupla de protagonistas e nas participações do nerd vivido pelo diretor Kevin Smith. 

É um filme muito mais próximo dos longas atuais de ação do que do clássico original, além disso o vilão de Timothy Olyphant é apenas burocrático, deixando as melhores sequências para perigosa assassina interpretada por Maggie Q. 

O resultado é um filme ágil e divertido, porém inferior aos longas anteriores. 

8 comentários:

Luís disse...

Confesso que esse filme é meu guilty pleasure. Fico extremamente entretido quando o vejo, adoro as cenas de ação. Bruce Willis realmente é uma referência nesse gênero!

Victor Ramos disse...

Sem sombra de dúvidas é um grande filme de ação. Quando o assisti, fiquei o tempo todo falando sozinho "putz!!! que... massa!!!". Muito bom mesmo.

Injeção Cinéfila

Gonga disse...

Bom filme de ação, emborao 1º para mim continua a ser o filmão.

J. BRUNO disse...

Se não me engano, assisti só o primeiro e o segundo (ou foi o primeiro e o terceiro, não importa), o fato é que a franquia nunca me empolgou tanto, eu não sou um entusiasta do gênero, mas mesmo assim eu ainda quero conferir este filme e quem sabe por a franquia toda em dia...

bruno knott disse...

me surpreendi positivamente com esse. de fato está longe da qualidade dos antigos, mas ele tem os bons momentos!

Bússola do Terror disse...

Eu fiz um post sobre o Bruce uma vez lá no meu blog e mencionei o quanto os filmes dele em geral seguem o mesmo gênero.
Não estou dizendo que seja ruim, é claro. Mas ele ficou muito engessado em fazer sempre o mesmo tipo de filme interpretando o mesmo tipo de personagem.

Hugo disse...

Luís - É o personagem principal da carreira de Bruce Willis.

Victor - É competente, apesar de ser inferior aos outros três.

Gonga - O primeiro é sensacional.

J. Bruno - É um das melhores franquias do gênero.

Bruno - O filme é bem produzido e prende a atenção.

Bússola - Bruce Willis pegou a onda de filmes de ação dos anos oitenta e que ficou preso ao personagem até hoje.

Abraço

john albert disse...

belo artigo cara se fosse dar
notas pra franquia toda seria

duro de matar 1- nota 10,é um dos meus filmes preferidos junto com rambo 1 e 2,o corvo e a trilogia evil dead

duro de matar 2- nota 8

duro de matar 3-nota 7,5

duro de matar 4-nota 9