Os irmãos Emilio Estevez e Charlie Sheen começaram praticamente juntos no cinema, mas seguiram carreiras distintas. Emilio Estevez por ser mais velho fez fama primeiro, porém a partir dos anos noventa preferiu se dedicar mais a direção, deixando a atuação em segundo plano. Já Charlie Sheen se tornou astro com filmes como "Platoon" e "Wall Street", para depois se afundar nas drogas e noitadas com mulheres, mas mesmo com altos e baixos, voltou ao topo com a série "Two an Hal Men", de onde saiu brigado e novamente no meio de polêmicas.
Neste postagem cito dois filmes protagonizados pela dura e dirigidos por Estevez, com temáticas bem diferentes entre si e uma diferença de dez anos entre as produções.
Trabalho
Sujo (Men at Work, EUA, 1990) – Nota 6
Direção – Emilio
Estevez
Elenco –
Charlie Sheen, Emilio Estevez, Leslie Hope, Keith David, John Getz, Dean
Cameron.
Dois amigos, Carl e James (Charlie Sheen e Emilio Estevez) trabalham
como lixeiros e dividem um apartamento sonhando em economizar para terem o
próprio negócio. Carl utiliza um telescópio para espionar os vizinhos,
principalmente as mulheres e acaba vendo um sujeito bater numa moça (Leslie Hope).
Ele acerta o homem com um tiro de chumbinho e no dia seguinte a dupla o
encontra morto dentro da lixeira. Pensando terem matado o sujeito, eles tentam
esconder o corpo, porém não sabem que ele foi assassinado por outros motivos,
dando início a uma grande confusão com os verdadeiros assassinos e a polícia.
Seguindo a linha das comédias de desencontros e ainda com pitadas de policial,
Emilio Estevez dirigiu e escreveu o roteiro de uma trama que pode agradar quem gosta do gênero,
principalmente em comparação com as comédias atuais, mas no geral é apenas uma
diversão sem compromisso.
Censura Máxima (Rated X, EUA, 2000) – Nota 6
Direção –
Emilo Estevez
Elenco –
Charlie Sheen, Emilio Estevez, Megan Ward, Rafer Weigel, Terry O'Quinn, Tracy
Hutson, Danielle Brett, Peter Bogdanovich.
No anos sessenta, Jim Mitchell (Emilio Fernandez) é um
estudante de cinema que entra em conflito com seu professor (o diretor Peter
Bogdanovich numa ponta), em virtude de filmar muheres seminuas em seus
trabalhos de curso. Percebendo que o cinema pornô estava prestes a explodir,
Jim se une a seu irmão Artie (Charlie Sheen) para produção de filmes
pornográficos, conseguindo sucesso com o hoje clássico “Atrás da Porta Verde”,
que transformou Marilyn Chambers (Tracy Hutson) em estrela do gênero. Com o
sucesso e muito dinheiro, surgem os problemas com a censura e o governo, que
eles enfrentam alegando liberdade de expressão, porém o envolvimento da dupla
com as drogas terminará de forma trágica.
Esta interessante premissa é baseada
na história real dos irmãos Mitchell, que estiverem entre os primeiros a
explorar o gênero pornô com sucesso e tinha tudo para se tornar um grande
filme, porém o resultado é frio. Por ser um filme produzido para a tv, as
limitações do veículo amenizam a história, que além disso tem roteiro simples,
que lembra um documentário para tv.
O crescimento da indústria pornô americana nos anos setenta e oitenta foi contada de forma competente em “Boggie Nights” e aqui Emilio Estevez não soube aproveitar o assunto.
O crescimento da indústria pornô americana nos anos setenta e oitenta foi contada de forma competente em “Boggie Nights” e aqui Emilio Estevez não soube aproveitar o assunto.
2 comentários:
Assisti os dois filmes, lembro que na época de gostei do Censura, mas teria q rever.
Celo - São dois apenas razoáveis, com
"Censura Máxima" tendo potencial para ser um filme bem melhor.
Abraço
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