quinta-feira, 5 de abril de 2012

South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes & Team America: Detonando o Mundo


South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (South Park: Bigger Longer & Uncut, EUA, 1999) – Nota 7,5
Direção – Trey Parker
Vozes – Trey Parker, Matt Stone, Mary Kay Bergman, Isaac Hayes.

Com o sucesso da série na tv, os criadores Matt Stone e Trey Parker levaram seus personagens para o cinema nesta sátira corrosiva sobre a conservadora sociedade americana. 

No longa, as quatro crianças que são os personagens principais (Kyle, Stan, Kenny e Cartman) resolvem assistir a um violento filme proibido para menores e após a sessão eles aumentam muito a quantidade de palavrões que falam no dia a dia, deixando seus pais em polvorosa. Como o filme era uma produção canadense, os pais resolvem declarar guerra ao país vizinho. 

O filme apenas aumenta a quantidade de piadas e sátiras que os criadores utilizam na tv, detonando todo tipo de instituição como Governo, Igreja e famosos como o na época presidente Bill Clinton, um dos alvos preferidos da dupla. É uma animação indicada para quem gosta de humor sem censura. Finalizando, a série lançada em 1997 ainda está no ar.

Team America: Detonando o Mundo (Team America: World Police, EUA, 2004) – Nota 5
Direção – Trey Parker
Vozes – Trey Parker e Matt Stone.

Após os atentados de 11 de setembro, os EUA resolveram invadir o Afeganistão e depois o Iraque como uma espécie de vingança que visava também lucro com petróeo e outras vantagens financeiras, disfarçando estas ações como uma luta contra o terrorismo. Esta situação é o ponto de partida desta sátira dos criadores de “South Park”, porém sem a mesma qualidade do longa sobre a série. Parker e Stone decidiram utilizar bonecos manipulados ao estilo da antiga série “Thunderbirds”, que fez sucesso nos anos sessenta e setenta e que aqui tinha potencial para dar certo, mas acabou não ocorrendo. 

O roteiro mostra uma equipe de polícia, o Team America do título, que tem o objetivo de enfrentar ameaças terroristas pelo mundo, tendo como líder um policial que vive disfarçado de astro da Broadway. O público que curte “South Park” gostou deste filme, mas eu vi pouca coisa de engraçada. A sequência inicial em que o grupo praticamente destrói Paris é legal, mas o desenrolar das piadas é sem graça, mesmo com a dupla satirizando os filmes de ação sem conteúdo, com direito até a uma cena de sexo entre os bonecos. Infelizmente não consegui entrar no clima da brincadeira.  

5 comentários:

Fabio "Miojo" disse...

Sério, ri demais com o Team America. Não posso dizer que é um humor melhor que o de South Park, mas eu realmente entrei no clima de sacanear os filmes de ação estilo Armagedom utilizando fantoches Thunderbirds...
Fantástico!

Jefferson C. Vendrame disse...

Iai Hugo, Blza?
Cara, South Park é tão famoso e vc acredita que nunca parei pra assistir...Team America eu não conhecia... Preciso ver mais essas animações de Humor...

Grande Abraço

Hugo disse...

Fabio - Eu gostei mais de "South Park".

Jefferson - A série "South Park" tem um humor que não poupa ninguém.

Abraço

Alysson disse...

Eu particularmente só vi o Team America e pra falar a verdade eu não gostei eu achei muito fraquinho e as piadas são muito sem graça eu ainda nao vi o filme do South Park mas se ele se aproximar do que é o seriado acredito que o South Park deva ser muito melhor do que o Team America, a cena de sexo entre bonecos chega a ser horrivel de se ver, e achei realmente uma falta de mal gosto fazer uma cena daquela, entre atores de carne e osso ate vai mas entre bonecos não dá!

Hugo disse...

Alysson - Concordo, vi pouca graça em "Team America". Já "South Park" é legal para quem gosta da série.

Abraço