quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dia 29 - Saída Pela Esquerda (Melhor Sequência de Perseguição)

Operação França (The French Connection, EUA, 1971) – Nota 8,5
Direção – William Friedkin
Elenco – Gene Hackman, Fernando Rey, Roy Scheider, Tony LoBianco, Marcel Bozzuffi, Frederic de Pasquale.

A dupla de policiais Jimmy “Popeye” Doyle (Gene Hackman) e Buddy Russo (Roy Scheider) investiga em Nova Iorque a ligação do bandido Sal Boca (Tony Lo Bianco) com um grande carregamento de drogas que está para chegar ao país. Trabalhando com uma escuta e seguindo o sujeito pela cidade, eles descobrem que Sal está negociando com um desconhecido francês (Fernando Rey), mas precisam ir a fundo para saber quando e como será feita a negociação. 

Este é um dos filmes que mudaram o gênero policial nos anos setenta, filmado em grande parte nas ruas de Nova York, o diretor William Friedkin se baseou numa operação verdadeira para criar sequências realistas de perseguição, tanto as feitas a pé pelos policiais, num jogo de gato e rato com os bandidos, quanto pela sensacional sequência da perseguição do trem.

A sequência começa com o personagem de Gene Hackman sendo alvo de um atirador (Marcel Bozzuffi) que falha. Em seguida Hackman o persegue por dentro de um edifício, seguindo de volta para a rua até uma estação de trem onde o bandido acredita ter escapado. Porém a partir deste momento segue provavelmente a mais realista perseguição da história do cinema, enquanto Hackman toma o carro de um civil e sai como um maluco dirigindo pela cidade seguindo o trem, o atirador toma o operador como refém para tentar fugir. 

Um ponto interessante é a caracterização dos personagens, enquanto o policial de Gene Hackman é um sujeito durão, grosso e até racista, o traficante de Fernando Rey é educado e inteligente, quase um intelectual. 

O longa foi merecidamente premiado com cinco prêmios Oscar, entre eles Filme, Direção e Ator para Gene Hackman, tendo gerado um sequência inferior mas ainda assim competente em 1975, com John Frankenheimer na direção e com Gene Hackman e Fernando Rey retornado aos papéis principais. Existe ainda um telefilme de 1986 com personagem Popeye Doyle interpretado por Ed O’Neill. 

4 comentários:

Thomás R. Boeira disse...

Sempre que penso em uma grande cena de perseguição, lembro exatamente de Operação França. A cena é absolutamente espetacular.

Outra que me veio em mente agora foi a cena de perseguição no estádio de futebol em O Segredo de Seus Olhos. Excelente também.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Amanda Aouad disse...

Esse não vi ainda, mas parece uma boa escolha.

bjs

thicarvalho disse...

Boa... Na hora q vi o post pensei nessa cena. Belo filme. Abs.

Visitem

www.cinemaniac2008.blogspot.com

Hugo disse...

Thomás - Ótima lembrança, esta sequência de "O Segredo dos Seus Olhos" também é fantástica.

Amanda - É um ótimo filme policial.

Thiago - É uma cena de ação clássica.

Abraço a todos