Ator praticamente desconhecido da nova geração, Lee Marvin ficou famoso nos anos cinquenta e sessenta ao interpretar vilões e personagens fortes em diversos filmes. Eu poderia listar dezenas de vilões famosos, mas escolhi Lee Marvin pelo conjunto da obra.
No início de carreira ele geralmente interpretava um coadjuvante que era capanga do vilão. Dois papéis deste tipo foram nos ótimos "Os Corruptos" de Fritz Lang, onde ele batia na personagem de Gloria Grahame que era sua amante e em "Conspiração do Silêncio" de John Sturges, um longa em que Spencer Tracy era um veterano de guerra de um braço só, que entrava em conflito com o chefão de uma pequena cidade interpretado por Robert Ryan. Entre os capangas de Ryan estavam Lee Marvin e Ernest Borgnine.
Seus dois vilões mais famosos foram em outra fase da carreira, quando ele já era um astro. O primeiro é o bandidão Liberty Valance que ele interpretava no clássico de John Ford "O Homem que Matou o Facínora", onde enfrentava nada menos que John Wayne e James Stewart. O segundo lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator pela papel duplo em "Dívida de Sangue", onde interpretava irmãos gêmeos, um bêbado e outro bandido.
Sua marca de sujeito forte e a experiência de ter lutado na 2º Guerra foram fundamentais para os papéis de oficial do exército nos longas de guerra "Os Doze Condenados" e "Agonia e Glória". Trabalhou em outros grandes filmes como "Inferno no Pacífico", "O Imperador do Norte" e "Os Profissionais". Como curiosidade, seu último papel no cinema foi ao lado de Chuck Norris em "Comando Delta".
4 comentários:
Óptima escolha, nunca é de mais lembrar o Lee Marvin :)
http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/
Narrador e Dan - Se vivesse nos dias de hoje, Lee Marvin será requisitado para dezenas de filmes como vilão.
Abraço
Eai Hugo, Como vai?
Lee Marvin realmente é o cara.
Em O Homem Que Matou o Facínora ele esta digno de um Oscar.... Perfeito..
Abração
Jefferson - Lee Marvin tem um ótimo papel no filme citado.
Abraço
Postar um comentário