terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Antes de Partir

Antes de Partir (The Bucket List, EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Rob Reiner
Elenco – Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd, Rob Morrow, Alfonso Freeman, Rowena King.

O mecânico Carter (Morgan Freeman) descobre que tem câncer e acaba sendo internado para tratamento. Ao mesmo tempo, o milionário Edward (Jack Nicholson) desenvolve a mesma doença e se torna companheiro de quarto de Carter. 

A questão é que Edward é o dono do hospital, mas aceita dividir o quarto por uma questão de propaganda, já que ele sempre alegava que os quartos deveriam ser duplos. Com pensamentos, valores e vida completamente diferentes entre si, a dupla vai se tornanda amiga, até que aparece a idéia de viajarem o mundo juntos e cumprirem uma lista de sonhos antes de morrer. 

Histórias com personagens sofrendo de alguma doença séria tendem a ser depressivas, porém o grande acerto deste simpático filme de Rob Reiner é enfocar que a vida pode ser melhor, mesmo nos piores momentos temos de ser otimistas e seguir nossos sonhos. 

A jornada da dupla, mesmo com alguns clichês, é interessante ao dar ênfase a amizade, sem apelar para o dramalhão, além de ter bons diálogos entre Nicholson e Freeman. 

É um filme sensível que deve ser assistido com otimismo.   

8 comentários:

Alan Raspante disse...

Olha, eu não gostei muito. Lembro de ter achado até um pouco chato, mas acaba valendo pelos atores, mas só isso mesmo...

Abs,
aqueleamordecinema.blogspot.com

Dilberto L. Rosa disse...

Olha, concordo com o Alan (e, em parte contigo, quando mencionas dos clichês): sigo preferindo trabalhos bem melhores do Rob Reiner... Acuei este filme muito esquemático na comicidade e previsível na dramaticidade... Mesmo assim, passatempo gostoso de dar uma olhada, especialmente pela dupla inspirada de ótimos atores. Minha mulher, boba como só ela, chorou, rs! Meu abraço!

Gilberto Carlos disse...

Quero muito ver esse filme. Também falei na postagem de hoje sobre um filme com o mesmo tema: a morte que se aproxima devido a uma doença e o que fazer em O TEMPO QUE RESTA. Abraços.

Tiago Britto disse...

Gosto Muito! Essa dupla ai me animou...não é um grande filme, mas serve em seu propósito.

Hugo disse...

Alan - Eu gostei pelo diretor não forcar a barra no dramalhão.

Dilberto - Concordo que não seja o melhor filme de Reiner (vide "Harry % Sally"), mas mesmo assim a mensagem e a dupla principal seguram bem o filme.

Gilberto - Este eu ainda não assisti.

Tiago - Escreveu tudo.

Abraço a todos

Jefferson C. Vendrame disse...

Embora tenha o insuportável Jack Nicholson, achei o filme legalzinho, da pra perder uma tarde, noite não.

Abração Hugo

Amanda Aouad disse...

Acredita que nunca ouvi falar desse filme? hehe, vou procurar.

bjs

Hugo disse...

Jefferson - Nicholson é um grande ator, mas muitas vezes repete o papel do sujeito espalhafatoso.

Amanda - É um drama interessante.

Abraço