quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

127 Horas

127 Horas (127 Hours, EUA / Inglaterra, 2010) – Nota 7,5
Direção – Danny Boyle
Elenco – James Franco, Kate Mara, Amber Tamblyn, Treat Williams, Kate Burton, Clémence Poésy.

Neste longa baseado na história real de Aron Ralston (James Franco), que em 2003 ficou mais de cinco dias preso numa fenda e um canyon no deserto de Utah, o diretor Danny Boyle consegue prender a atenção do espectador através de imagens, utilizando poucos diálogos, principalmente em mais de uma hora de filme em que apenas o personagem de James Franco contracena sozinho e narra sua luta pela vida para uma câmera manual. 

O desempenho de Franco (que concorreu ao Oscar, o filme concorreu ainda a outras cinco categorias) também é um dos destaques, já que seu personagem precisa carregar o filme praticamente sozinho. Outro destaque são as belas paisagens naturais do deserto de Utah. 

Por ser apenas um fio de história, em algumas partes o filme parece cansativo, porém a direção de Danny Boyle é ágil e criativa ao transformar os pensamentos do personagem de Franco em imagens, algo que ele utilizava como força mental para continuar vivo. 

O resultado é uma história de força, tanto física quanto psicológica, de alguém obrigado a passar por uma situação extrema.

12 comentários:

Silvano Vianna disse...

127 horas é muito bom, a trilha em especial é bastante envolvente, sem contar a atuaçao do James Franco que esta soberba.

Amanda Aouad disse...

É isso que você fala a direção de Danny Boyle e a atuação de James Franco nos fazem ficar presos com ele naquela pedra, sem sentir cansado. Um bom filme.

bjs

Tiago Britto disse...

Esse filme é demais! Eu gostei demais e principalmente de James Franco...essa temporada de Oscar ele deu um sumida, queria ele em mais bons filmes

! Marcelo Cândido ! disse...

Ah sensacional e emocionante, tudo na medida!!!

Gabriel Monteiro disse...

to doido pra assistir a esse filme, me falta oportunidades. Mas logo verei e afirmarei o quão bom ele é!

Gabriel Neves disse...

Um bom filme e só. Mas vale pela direção do Danny Boyle e a atuação do James Franco, que está excepcional.
Abraços

Hugo disse...

A todos - Sem dúvida, a atuação de James Franco e a ágil edição de Danny Boyle são os pontos altos do filme.

Abraço

Hugo disse...

A todos - Sem dúvida, a atuação de James Franco e a ágil edição de Danny Boyle são os pontos altos do filme.

Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Um bom filme e ótimo na proposta "tenso". Também é sobre superação. James Franco se mostra tranquilo no papel e Boyle na direção.

Abs.

Unknown disse...

Um filme que conseguiu me prender e supreender, pois não esperava tanto devido a premissa do filme. Franco e Boyle, sem dúvidas sobraram no filme, que ao final nos deixa totalmente satisfeitos.

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - É totalmente uma história de superação.

Déh - Com um fio de história eles conseguem prender a atenção do espectador.

Abraço

Renê Rocha Lopes disse...

Pessoal desculpem, mas não concordo com a maioria, o filme não é nada emocionante, muito menos interessante.Quando dizem que o filme é cansativo concordo plenamente pois não conseguiu me prender, não houve uma história interessante, apenas um cara preso em uma fenda.
Talvez se houvesse mais personagens para que o protagonista pudesse contracenar e até mesmo trazer um pouco mais de suspense ou coisa do tipo, mais nada, ficou no seco apenas o protagonista atuando com ele mesmo.