quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dia 1 - Filme da Minha Vida

Os Intocáveis (The Untouchables, EUA, 1987) - Nota 10
Direção - Brian De Palma
Elenco - Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro, Andy Garcia, Charles Martin Smith, Richard Bradford, Billy Drago, Patricia Clarkson.

Escolher o filme favorito entre a grande quantidade que já assisti, na teoria não seria fácil, porém "Os Intocáveis" tem um lugar especial nesta galeria, inclusive foi tema da primeira postagem no blog.

Assisti no cinema na época do lançamento e a sensação foi extraordinária. Anos depois voltei a assistir pelo menos mais umas três vezes e por incrível que pareça o filme nunca perdeu a força.

São vários os pontos altos do filme, começando pelo elenco impecável, com Kevin Costner perfeito em seu primeiro papel principal, Robert De Niro interpretando um assustador Al Capone e Sean Connery vencendo o Oscar de Ator Coajudvante como o policial irlandês Malone. Junto com este trio, temos um jovem Andy Garcia, o simpático Charles Martin Smith e até o canastrão Billy Drago em seu melhor papel como o gélido assassino Frank Nitti.

A trilha sonora de Ennio Morricone é uma das mais marcantes da história do cinema, pontuando com maestria cenas inesquecíveis como o sensacional tiroteio nas escadarias da estacão de trem, cena que causa uma tremenda agonia no espectador por ter sido montada em câmera lenta, além de colocar no meio da ação uma mãe desesperada e um carrinho de bebê desgovernado.

Não podemos esquecer também da ótima reconstituição de época  e da bela fotografia, destacada principalmente na cena em que os personagens principais estão a cavalo na fronteira do Canadá.

Finalizando, não se pode esquecer da direção de Brian De Palma. Ele fez parte da turma de Martin Scorsese, William Friedkin e Michael Cimino, entre outros grandes diretores que ficaram famosos nos anos setenta. De Palma fez ótimos filmes dos gêneros suspense e policial, como "Vestida para Matar", "Carrie, a Estranha" e "O Pagamento Final", errou algumas vezes quando tentou a comédia "Fogueira das Vaidades" e a ficção "Missão Marte", mas no geral "Os Intocáveis" é sua obra-prima.

11 comentários:

Unknown disse...

grande filme, obra-prima total! Quero acompanhar esse desafio, boa sorte!

Marcelo Keiser disse...

Tambem ficarei antenado no meme!
Capricha ai, que comecou bem!
abrassu!

Rodrigo Mendes disse...

Escolher um filme favorito é algo injusto...mas falar de "Os Intocáveis" mostra seu bom gosto e conhecimento Hugo. Um grande filme, tb gosto bastante e acho sim que é a obra-prima de Brian De Palma. Citou perfeitamente os filmes que ele acertou e errou.

Connery, Costner e DeNiro estão ótimos na liderança deste notável elenco.

Abs.

Gilberto Carlos disse...

Os intocáveis é um grande filme. Sean Connery dá um show e Kevin Costner ainda não tinha se tornado megalomaníaco.

Hugo disse...

Celo - Vou tentar cumprir os dias em seguida, mas sei que será complicado.

Marcelo - Valeu, espero seus comentários.

Rodrigo - A escolha acaba sendo pela mistura da qualidade do filme, com o gosto pessoal e algo que fez com o longa ficasse marcado.

Gilberto - Costner ficou conhecido com este trabalho.

Abraço a todos

Thomás R. Boeira disse...

Assisti Os Intocáveis há alguns dias.

Filme brilhante!!! A trilha de Morricone é antológica!

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

talking to the juuh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

Thomás - Todas as trilhas de Morricone para o cinema são sensacionais, esta com certeza é uma das melhores.

Abraço

Emerson disse...

É com imensa vergonha que eu admito, nunca assisti Os Intocáveis!!

Podem me xingar!!!

Amanda Aouad disse...

É um grande filme mesmo.

bjs

Hugo disse...

Emerson - Não se preocupe, é quase impossível assistirmos todos os clássicos. Para assistir a maioria são necessários muitos anos.

Amanda - Filmaço.

Abraço