segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Quatro Picaretas - O Adeus a Peter Yates


Os Quatro Picaretas (The Hot Rock, EUA, 1972) – Nota 7,5
Direção – Peter Yates
Elenco – Robert Redford, George Segal, Ron Leibman, Paul Sand, Zero Mostel, Moses Gunn, William Redfield.

Ontem o cinema perdeu o diretor inglês Peter Yates aos oitenta e dois anos. Yates começou a trabalhar nos anos sessenta e ficou famoso após dirigir o clássico policial "Bullitt" em 1968, que tinha Steve McQueen no papel título e teve a primeira sequência extremamente realista de perseguição de carros filmada em São Francisco, que serviu de inspiração paara filmes como "Operação França". 

Durante a carreira Peter Yates dirigiu filmes de diversos gêneros, fez dramas com pitadas de suspense como "Sob Suspeita" e "Pesadelo na Rua Carroll", o drama de prisão "A Revanche Final", comédias como "Emergência Maluca" e este bom "Os Quatro Picaretas" que comento nesta postagem e até mesmo uma ficção famosa por aqui, o clássico da sessão da tarde "Krull".

Este "Os Quatro Picaretas" começa com o esperto Dortmuder (Robert Redford) é procurado pelo Dr. Amusia (o falecido Moses Gunn) no Museu de Nova Iorque, que explica como um valioso diamante em exposição é importante para seu povo na África. Ali nasce uma negociação e Dortmunder chama alguns amigos para bolar um plano e roubar o diamante, porém as coisas não saem como o esperado e o bando se mete em diversas confusões para cumprir a missão. 

O filme é uma diversão descompromissada e engraçada, com Redford fazendo um personagem que lembra um pouco o malandro de “Golpe de Mestre” e algumas cenas curiosas, como aquela em que um dos ladrões engole o diamante. 

O divertido roteiro de William Goldman (Oscar por “Butch Cassidy” e “Todos os Homens do Presidente”) é baseado num livro de Donald E. Westlake, que além de escritor foi roteirista de filmes como o original “O Padrasto”, “O Troco” com Mel Gibson e “Os Imorais”. 

2 comentários:

Jenifer Torres disse...

Muito bom este filme. Que o exemplo de Yates permanece para sempre.
Abraços.

Hugo disse...

Jenifer - Ele foi um bom diretor.

Abraço