O Caso dos Irmãos Naves (Brasil, 1967) – Nota 7,5
Direção – Luis Sérgio Person
Elenco – Anselmo Duarte, Juca de Oliveira, Raul Cortez, John Herbert, Lélia Abramo, Sérgio Hingst.
O cinema e a tv perderam ontem o ator John Herbert aos oitenta e um anos. Mais conhecido pelo público atual por seus papéis em novelas, ele deixou também uma extensa carreira no cinema, que começou em filmes da produtora Vera Cruz nos anos cinquenta e passou pelas chamadas pornochanchadas dos anos setenta, tendo talvez seu papel mais importante neste filme que escrevo, o drama "O Caso dos Irmãos Naves".
Baseado num caso real ocorrido durante a ditadura de Getúlio Vargas em 1937 na cidade de Araguari, Minas Gerais, o longa conta a história dos irmãos Joaquim (Raul Cortez) e Sebastião Naves (Juca de Oliveira) que foram condenados injustamente.
A história começa quando um sujeito foge da cidade levando todo o dinheiro do lucro da venda da colheita, enganando os irmãos Naves que eram seus sócios. Indignados, eles procuram a polícia para denunciar o roubo e acabam se tornando suspeitos ao olhar do delegado (Anselmo Duarte). Não acreditando na história dos irmãos, o delegado se utiliza da tortura para arrancar a confissão da dupla, alegando que eles haviam matado o homem e estavam fazendo a denúncia para escapar da punição. Após diversas sessões de tortura, eles confessam o crime e vão a julgamento, onde são defendidos pelo advogado João Alamy Filho (John Herbert), que pouco pode fazer para ajudá-los.
O longa usa como base o livro do advogado de defesa João Alamy, que mostra o maior erro da história do sistema judiciário brasileiro e suas conseqüências na vida daquela família humilde. Além da história, outro ponto alto são as interpretações, tanto dos irmãos, como de Lélia Abramo como a mãe e de Anselmo Duarte como o terrível torturador.
Este longa e São Paulo S/A, são os melhores trabalhos da curta carreira do diretor Luís Sérgio Person.
3 comentários:
ja ouvi falar desse filme, mas nunca vi
http://filme-do-dia.blogspot.com/
Bela postagem no momento certo. Parabéns pelo blog, realmente me chamou atenção a diversidade de filmes.
Abraços
travellingdedaney.blogpost.com
Khalil - É um bom filme, se tiver oportunidade assista.
Eduardo - Obrigado pelas palavras e pela visita. Tento ser o mais eclético possível na escolha dos filmes.
Abraço
Postar um comentário