terça-feira, 8 de dezembro de 2009

À Prova de Morte

À Prova de Morte (Death Proof, EUA, 2007) – Nota 7
Direção – Quentin Tarantino
Elenco – Kurt Russell, Rosario Dawson, Zoe Bell, Vanessa Ferlito, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Marcy Harriell, Eli Roth, Omar Doom, Monica Staggs, Quentin Tarantino.

Considero que a metade de “Grindhouse” dirigida por Tarantino se equivale em qualidades e defeitos a parte de Robert Rodriguez. Diferente de Rodriguez que foi fundo nos filmes de terror que jorram sangue, Tarantino continuou com sua obsessão pelos anos setenta (“Kill Bill”, “Jackie Brown”), tanto no visual dos personagens, como no estilo das cenas, na trilha sonora e no créditos de abertura e encerramento, citando vários longas da época e homenageando claramente o clássico da contra-cultura “Corrida Contra o Destino” (“Vanishing Point”, filme que já postei uma resenha no blog).

Aqui o protagonista é o psicopata “Stuntman” Mike (Kurt Russell), um sujeito estranho que diz ter sido dublê de vários atores famosos em filmes e séries de tv e que hoje persegue garotas nas estradas com seu carro modificado. Em uma destas perseguições ele bate de frente com um grupo de garotas tão malucas quanto ele e de caçador passa a ser a caça.

Apesar de ser um longa interessante para quem conhece filmes e séries dos anos setenta, que são citadas no filme e pelas boas perseguições de carro, o resultado fica aquém do talento de Tarantino, que aqui como em alguns outros longas, como o já citado “Jackie Brown” e “Grande Hotel”, deixa a impressão de estar realizando um desejo pessoal, um filme que ele gostaria de ver, sem se preocupar com o público.

7 comentários:

Thiago Paulo disse...

Assisti esse filme esses dias, estav numa fase Tarantino..rs Bom, é como você disse e acho que não é o pior deo diretor.

A cena do acidente é muito foda, tive que rever umas cinco vezes seguidas...kkk

Abraço!

Hugo disse...

Thiago - As perseguições são bem feitas, mas mesmo assim Tarantino já provou que pode fazer filmes bem melhores.

Abraço

Unknown disse...

A minha nota chega ao 8 em 10. É Tarantino e tem muita qualidade. Não é tão grandioso. É mais subtil mas não deixa de ser uma obra, a meu ver, altamente recomendada.

Abraço

Gema disse...

Gostei do filme, mas não é de todo o melhor de Tarantino qt a mim. Mas é um filme que sem dúvida merece a pena ser visto ;)
Bjks

Wally disse...

Sacanagem este filme não ter chego ao Brasil ainda, eu acho o máximo. E bem melhor que "Planeta Terror".

Nota 8.5

Dewonny disse...

Gostei, mas ñ é o melhor cinema de Tarantino, o filme é bem feito, a mulherada é toda gostosa..hehe..mas faltou um algo mais, mas é bacana o filme, gostei dos diálogos, pra variar..abs!
Diego!

Hugo disse...

Fifeco - Não gostei tanto do filme assim, sou fã de Tarantino, mas acho que o resultado fica abaixo do seu talento.

Gema - Merece ser visto, não deixa de ter as suas qualidades.

Wally - Apesar de bem diferentes, achei que estão no mesmo nível.

Diego - Tarantino é craque nos diálogos e a mulherada com certeza foi bem escolhida.

Abraço a todos.