quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os 12 Trabalhos

Os 12 Trabalhos (Brasil, 2007) – Nota 7
Direção – Ricardo Elias
Elenco – Sidney Santiago, Flavio Bauraqui, Vera Mancini, Vanessa Giacomo, Francisca Queiroz, Cynthia Falabella, Cacá Amaral, Lucinha Lins.

O jovem Heracles (Sidney Santiago) fica em liberdade após ficar dois anos preso na Febem, indo trabalhar como motoboy em São Paulo com a ajuda do primo Jonas (Flavio Bauraqui) e logo no primeiro dia precisará de paciência e jogo de cintura pra lidar com preconceito, burocracia, trânsito violento e sua própria inexperiência para poder cumprir doze trabalhos pela cidade.

O diretor Ricardo Elias se baseou no mito grego de Heracles para contar esta história bem atual e mostrar a triste realidade de quem sai da Febem e tenta procurar o caminho correto de trabalho e a difícil e criticada profissão de motoboy, que jovens como o Heracles do filme e milhares de outros sem estudo e sem outras oportunidades de trabalho acabam abraçando e entrando nesta espécie de guerra urbana.

4 comentários:

LuEs disse...

Filme que envolve alguém que acabou de sair de uma casa de detenção? É bem típico do cinema nacional mesmo.

Mas pelo que você escreveu, parece ser interessante. Não conta com um elenco de peso, como eu percebi, e isso talvez seja um ponto positivo. Gosto de me surpreender com algumas atuações de jovens atores.
=)

Hugo disse...

Luís - Apesar da sinopse, o filme não foca na violência com tiros e assassinatos, a trama gira em torno da dificuldade do jovem em fazer parte da sociedade e enfrentar o preconceito por este fato e por ele ser um motoboy.
É um drama urbano interessante e quem mora em SP vai entender ainda melhor a história.

Abraço

Ciro Hamen disse...

Eu achei esse filme legal. Não é nenhuma obra-prima do cinema, mas tem uma narrativa boa e as atuações não deixam a desejar.

Abraços!

Hugo disse...

Ciro - Você resumiu bem, é um filme legal e com bons atores desconhecidos.

Abraço