quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Nenhum a Menos

Nenhum a Menos (Yi ge dou bu neng shao, China, 1999) – Nota 8,5
Direção – Zhang Yimou
Elenco – Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman.

Na China, num vilarejo extremamente pobre, o professor Gao (Gao Enman) precisa viajar para visitar a mãe que está muito doente, com isso o prefeito do local (Tian Zhenda) contrata uma adolescente (Wei Minzhi) para ser a substituta. A princípio percebe-se que a garota aceitou o emprego pelo dinheiro prometido pelo prefeito, mas logo ela descobre que dificilmente irá receber o pagamento, mesmo assim aos poucos se afeiçoa as crianças e tenta ensina-las da melhor maneira possível. Como as crianças são de famílias muito pobres, algumas acabam deixando a escola e como o professor Gao pediu para que ela não deixasse as crianças desistirem, a substituta fica precoupada quando um garoto (Zhang Huike) deixa a escola para trabalhar na cidade grande, o que faz com que ela saia à procura do garoto e descubra um novo mundo.

Ótimo drama do premiado diretor Zhang Yimou, que mostra a dificuldade da vida no interior da China e com talento e sensibilidade nos entrega uma história que toca em vários temas, como família, pobreza e educação, além da comovente interpretação da garota Wei Minzhi.

5 comentários:

LuEs disse...

Como eu não sou muito ligado no cinema asiático - com exceção daqueles mais famosos -, eu não tinha ouvido falar desse ainda. Mas a sua nota e a sua descrição fazem parecer que seja um filme, no mínimo, interessante.
Acho meio difícil ver filmes asiáticos - parece que todo mundo é igual em filme japonês ou chinês.

Hugo disse...

Luís - O cinema asiático é bem diferente do ocidental, o ritmo é mais lento, com uma maior valorização da história a ser contada.

Abraço

Dewonny disse...

Belo filme do Yimou, meu diretor favorito do oriente. nota 8.5!
Abs! Diego!

Hugo disse...

Diego - Conheço a fama de Yimou, mas este o único filme dele que assisti até agora.

Abraço

Anônimo disse...

O Filme é a Realidade....
muito bom....