domingo, 27 de agosto de 2017

Snowden

Snowden (Snowden, França / Alemanha / EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Oliver Stone
Elenco – Joseph Gordon Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson, Rhys Ifhans, Ben Schnetzer, Nicolas Cage, Scott Eastwood, Joely Richardson, Nicholas Rowe, Timothy Olyphant, Logan Marshall Green, Lakeith Stanfield, Ben Chaplin.

Conhecido por filmes políticos que criticam o governo americano e atraído por conspirações, era esperado que o diretor Oliver Stone fizesse um longa sobre a vida de Edward Snowden (Joseph Gordon Levitt), o analista da CIA que divulgou para o mundo o programa utilizado pelas autoridades americanas para espionar cidadãos de todos os países, numa espécie de Big Brother. 

Diferente do doc produzido em 2014 mostrando a entrevista do verdadeiro Snowden com os jornalistas que divulgaram a matéria, a proposta de Stone foi detalhar a carreira do analista dentro da CIA e como ele mudou seu pensamento durante uma década em que trabalhou para o governo. 

O roteiro explora o relacionamento do protagonista com a namorada Lindsay (Shailene Woodley) e seu relacionamento profissional com Corbin O’Brian (Rhys Ifhans), que foi seu mentor na CIA, com um jovem hacker (Ben Schnetzer) e um pequeno contato com outro agente (Nicolas Cage), que foi o primeiro a mostrar descontentamento com a agência. 

As ações as quais Snowden participou, chegando até a descoberta do programa de espionagem, levaram o jovem agente a colocar sua vida em risco para expor a verdade. Entre defeitos e virtudes, não se pode negar a coragem de Snowden. 

É um filme que segue o estilo biográfico e ainda cria algumas sequências interessantes de suspense, tendo como seu ponto principal a própria história.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse não tenho interesse de vê.
A história, mesmo que próxima da real, não me interessa.

Hugo disse...

Liliane - É uma história real atual e com um filme para quem gosta de tramas de conspiração e espionagem.