sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Mia Madre

Mia Madre (Mia Madre, Itália / França / Alemanha, 2015) – Nota 7,5
Direção – Nanni Moretti
Elenco – Margherita Buy, John Turturro, Giulia Lazzarini, Nanni Moretti, Beatrice Mancini.

Margherita (Margherita Buy) é uma cineasta famosa trabalhando em seu novo filme e tendo de lidar com um excêntrico ator americano (John Turturro) que se enrola todo para falar em italiano. Seu irmão Giovanni (Nanni Moretti) é um engenheiro que aparenta não estar feliz com a carreira. 

Os dois reavaliam as próprias vidas ao terem de lidar com a doença da mãe (Giulia Lazzarini), uma professora inteligente, adorada pelos ex-alunos, mas que a cada dia fica mais próxima da morte. 

O diretor, produtor e roteirista Nanni Moretti é especialista em dramas sobre pessoas comuns e perdas. Em filmes como “Caos Calmo”, onde ele apenas é o roteirista e em “O Quarto do Filho”, a dor pela perda é o ponto principal. Aqui, o sentimento dos irmãos é pela iminente perda, focando no sofrimento das pessoas que convivem com familiares que tem pouco tempo de vida. 

O roteiro explora a ainda as frustrações pessoais, principalmente da personagem de Margherita Buy, que não consegue manter um relacionamento. 

É um filme sensível que atinge principalmente quem já passou pela situação de perder um pai ou uma mãe. Ver um familiar sofrer é tão difícil quanto aceitar a partida do mesmo.

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Cineasta interessante, gosto do seu cinema. Mas, faz algum tempo que não assisto nenhum filme de sua filmografia. O último foi quando revi "O Quarto do Filho".

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Nanni Moretti é especialista em dramas familias e críticas sociais.

Abraço

Liliane de Paula disse...

O filme tem um história interessante, achei.
E o papel de John Turturro deve ser interessante.
Sim, perder nunca é bom.
Agora que descobri um site de cinema (vi o filme Corra) que parece ter tudo e sem problema, vou anotar.

"O quarto do filho" já vi.
Muito bom.

Hugo disse...

Liliane - Este é um filme que vc irá gostar.