sábado, 10 de dezembro de 2016

Cavaleiro de Copas

Cavaleiro de Copas (Knight of Cups, EUA, 2015) – Nota 5,5
Direção – Terrence Malick
Elenco – Christian Bale, Cate Blanchett, Natalie Portman, Brian Dennehy, Antonio Banderas, Freida Pinto, Wes Bentley, Isabel Lucas, Teresa Palmer, Imogen Poots, Armin Mueller Stahl, Cherry Jones.

Assistir a um filme de Terrence Malick é semelhante a discutir sobre a vida com um sujeito que tomou ayahuasca. É uma verdadeira viagem ao nada. 

Nos anos setenta, o diretor se tornou cult com dois filmes marcantes: “Terra de Ninguém” e “Cinzas no Paraíso”. Após ficar vinte anos afastado do cinema, Malick ressurgiu no cultuado “Além da Linha Vermelha”. 

A partir daí, seus trabalhos se mostraram cada vez mais complexos e simbólicos. São filmes quase sensoriais, em que personagens vagam pela tela e o espectador praticamente sente o sol, o vento, o frio e o cheiro através de belas imagens. Em todos, o espectador precisa ter paciência. 

Neste “Cavaleiro de Copas” minha paciência foi curta. O filme segue a vida de um roteirista de cinema (Christian Bale) que divide seu tempo entre festas, viagens e relacionamentos com belas atrizes de Hollywood, ao mesmo tempo em que se mostra um sujeito apático e vazio. 

Por mais que vários críticos façam análises filosóficas e aparentemente profundas sobre o longa, na verdade a obra se resume a uma coletânea de belas imagens que despertam sono no espectador. 

O citado “Além da Linha Vermelha” e o posterior “Árvore da Vida” eram filmes longos e pretensiosos, mas ao mesmo tempo apresentavam histórias e personagens interessantes, diferente deste cansativo “Cavaleiro de Copas”.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

E tem bons atores.

Acabo de anotar uma lista de 20 filmes disponíveis e meio esquecido na Netflix.
Vi no site www.contioutra.com.
Na lista tem filmes que já vi. Paris Texas, por exemplo e que é muito lento(lembro do ator andando sem parar)e nem sei se quero revê.

Hugo disse...

Liliane - Paris, Texas é um filme com uma história triste. A lentidão faz parte proposta do diretor e se encaixa bem com a vida do protagonista interpretado por Harry Dean Stanton.

Marília Tasso disse...

Tenho preguiça dos filmes do Malick. Me forço a assistir, mas não curto a viagem.

Hugo disse...

Marília - Minha vontade também é mínima para assistir outros filmes do diretor.