segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bem-Vindo à Casa das Bonecas

Bem-Vindo à Casa das Bonecas (Welcome to the Dollhouse, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Todd Solondz
Elenco – Heather Matarazzo, Brendan Sexton Jr., Mathew Faber, Angela Pietropinto, Bill Buell, Daria Kalinina.

Em um subúrbio de New Jersey, Dawn (Heather Matarazzo) é uma garota de treze anos discriminada pelas colegas de escola por fugir dos padrões de beleza. Ela também é perseguida por um garoto rebelde (Brendan Sexton Jr.). 

Sua vida infernal é completada em casa. O irmão nerd (Matthew Faber) é o único que ainda lhe dá atenção, enquanto seus pais a tratam com desprezo. O pai é um bobalhão e a mãe tem olhos apenas para a irmã caçula (Daria Kalinina). Tudo fica ainda mais complicado quando Dawn se apaixona por um garoto mais velho. 

O diretor Todd Solondz chamou a atenção da crítica com este retrato cruel da adolescência. Mesmo sem ser tão contundente como em seus filmes posteriores “Felicidade” e “Histórias Proibidas”, Solondz desmistifica a ideia de que as pessoas são boas. Na cabeça do diretor, a crueldade é algo natural para a maioria das pessoas, mesmo que muitas vezes elas nem percebam as consequências de suas atitudes. 

O roteiro vai além da questão do bullying, explora também a falta de sensibilidade dos adultos dentro da escola e na própria família. As respostas das crianças e dos adolescentes ao bullying podem variar de timidez, perseguição as crianças menores e até atos extremos. 

O força do filme também está na sensível interpretação de Heather Matarazzo, que apresenta uma síntese de todas as reações de uma criança que é maltratada. 

Finalizando, Todd Solondz é natural de New Jersey e com certeza na adolescência sofreu de forma semelhante a personagem principal.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Todo mundo, em algum período da vida de criança ou de adolescente sofreu bulling.
Minha falecida mãe, ensinou que não desse importância.
Não dando importância isso acaba. Esquecem.
Deu certo.
Acho que o tempo atual é de valorização disso.
Tenho é raiva de vê como filmes e/ou programas valorizam essa besteira.

Liliane de Paula disse...

Vi que o título em portugues fez jus ao título original.

Rodrigo Mendes disse...

Interessante. Eu lembro da Heather Matarazzo no filme O Diário da Princesa com a Anne Hathaway e na pontinha que ela faz em Pânico 3. Vi a referência deste filme noutro filme e estou tentando lembrar, rs

Abraço.

Hugo disse...

Liliane - Concordo que todos sofrem algum tipo de bullyng quando criança ou adolescente, o problema é quando isso se transforma em perseguição. Nem todas as crianças conseguem se defender. Alguns filmes sobre o tema enfocam nesta questão da perseguição.

Rodrigo - Acredito que a referência que vc cita seja em "Palíndrommos", outro filme de Todd Solondz.

Abraço

Marília Tasso disse...

Todd Solondz não tem dó de seus personagens, é sarcástico e cruel, assisti recentemente o último dele "Wiener-Dog" e apesar ser uma obra menor, não perdeu essa característica, ao terminar vem a sensação de vazio existencial.

Hugo disse...

Marília - As obras de Solondz são cruéis, mostram a realidade de uma forma que as pessoas não gostam de ver.