domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Sol É Para Todos

O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird, EUA, 1962) – Nota 8,5
Direção – Robert Mulligan
Elenco – Gregory Peck, Mary Badham, Phillip Alford, Rosemary Murphy, Brock Peters, Frank Overton, James Anderson, Collin Wilcox, Robert Duvall.

Nos anos trinta, em uma pequena cidade do Alabama, um homem negro (Brock Peters) é preso acusado de violentar uma jovem branca. O advogado viúvo Atticus Finch (Gregory Peck) é indicado pelo juiz para defender o sujeito e por consequência é obrigado a enfrentar algumas pessoas racistas da cidade. 

Em paralelo, o casal de filhos de Atticus, Jem (Phillip Alford) e Scout (Mary Badham) aproveitam as descobertas da infância e aos poucos se envolvem nos problemas dos adultos. 

Baseado num famoso livro sobre o racismo no sul dos EUA, este longa é um grande exemplo de como a ignorância e o preconceito seguem de mãos juntas e cegam as pessoas. 

O roteiro consegue dividir bem o drama do julgamento, com a leveza da vida das crianças, mesmo utilizando de alguma violência. 

A sequência em que um grupo de homens pretende invadir a delegacia se revela um pouco ingênua, mas não atrapalha o geral. 

Um dos destaques do elenco fica para a garotinha Mary Badham, que é ao mesmo tempo inteligente, ingênua e espontânea. É uma pena que ela não fez carreira, aparentemente tinha um grande potencial. 

O outro ponto forte é Gregory Peck, que interpreta o advogado correto, que tenta fazer a justiça prevalecer em meio ao preconceito. Vale lembra que Peck foi um participante ativo pelos direitos civis nos EUA, além de ter deixado uma belíssima carreira no cinema.

O filme tem também uma pequena, mas importante participação de um jovem Robert Duvall.

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Não entendo o apelo desse filme, mas respeito quem o estima.

Cumps.

Hugo disse...

Gustavo - O filme é um pouco ingênuo em algumas situações, mas deve-se levar em conta a época em que foi produzido e também a época em que se passa a história.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Esse filme está na lista que vc me mandou. E que estou estudando(risos).
Mas, vc só deu nota 8,5.
Difícil vc dar um 10?

Depois lhe digo meus filmes nota 10.

Hugo disse...

Liliane - Alguns filmes que dei nota 10 são policiais ou ficção, acredito que sejam gêneros que você não gosta. Este eu dei 8,5 mas é um belo drama.