domingo, 29 de setembro de 2013

O Legado Bourne

O Legado Bourne (The Bourne Legacy, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direção – Tony Gilroy
Elenco – Jeremy Renner, Rachel Weisz, Edward Norton, Stacy Keach, Dennis Boutsikaris, Zeljko Ivanek, Donna Murphy, Oscar Isaac, Corey Stoll, Michael Chernus, David Straithairn, Scott Glenn, Albert Finney, Joan Allen.

O agente Aaron Cross (Jeremy Renner) está numa missão secreta num local remoto do Alasca, quando percebe que seu suprimento de medicamentos está acabando. Ele atravessa montanhas para chegar até um ponto de encontro onde está outro agente (Oscar Isaac). Os dois pouco sabem sobre o verdadeiro objetivo de suas missões. 

Enquanto isso, Eric Byer (Edward Norton), um dos cabeças dos projeto Outcome, analisa que uma nova crise pode explodir por causa do encontro entre dois cientistas, um que criou o projeto Outcome e o outro responsável pelo fracassado projeto Treadstone, que acabou quando o agente Jason Bourne o tornou público. O objetivo dos dois projetos era criar o soldado perfeito através da manipulação genética, sendo assim, Byer decide eliminar de uma só vez todos os envolvidos, inclusive os pesquisadores, entre eles a dra. Martha Shearing (Rachel Weisz). 

Mesmo considerando desnecessário um novo filme após a sensacional trilogia original com Matt Damon, este reinicio da trama comandada por Tony Gilroy (roteirista dos filmes anteriores) está longe de ser um filme ruim. O roteiro de Gilroy cria uma trama que segue a história original sem ofender a inteligência do espectador, com apenas o detalhe de que é necessário ter visto os filmes anteriores para entender algumas situações, principalmente as pequenas participações de Joan Allen, Scott Glenn, David Straithairn e Albert Finney, que aparecem aqui para amarrar a narrativa de forma lógica. 

As cenas de ação são em quantidade menor aos longas com Damon, mas comprovam que Jeremy Renner tem talento para o gênero, tendo como grande destaque a longa sequência final em Manila nas Filipinas, com uma perseguição que começa em um cortiço, atravessa a cidade e termina no cais. 

Apesar de inferior aos outros filmes, este longa consegue entreter o espectador e ainda deixa algumas pontas em aberto para quem sabe uma nova sequência.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

ruim, ruim, não é mesmo, mas ficou bastante inferior, principalmente no quesito roteiro que era uma das coisas que achava mais interessante na trilogia Bourne. Um filme de ação, mas muito bem embasado, com doses de suspense na medida.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Seria muito difícil manter o nível da série, mas mesmo assim resultou em um filme divertido.

Bjos