sábado, 1 de dezembro de 2012

Primer

Primer (Primer, EUA, 2004) – Nota 8
Direção – Shane Carruth
Elenco – Shane Carruth, David Sullivan, Casey Gooden, Anand Upadhyaya.

Este filme independente que custou apenas sete mil dólares é um dos longas mais complexos da história do cinema. O diretor e ator principal Shane Carruth é um matemático que estava desanimado com a carreira e decidiu utilizar seus conhecimentos para escrever um roteiro que quebra a cabeça do espectador. Shane é ainda o produtor, editor e responsável pela boa trilha sonora. 

A história começa com quatro engenheiros que estão desenvolvendo um projeto na garagem da casa de um deles durante seus momentos de folga, já que todos trabalham para grandes empresas. Eles não sabem ao certo o que resultará o projeto, até que num determinado momento, Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) percebem que podem estar construindo algo grande. A dupla percebe também o desinteresse dos outros dois amigos e por este motivo decidem seguir o projeto sem eles. 

Esta primeira parte tem diálogos extremamente rápidos e incompreensíveis, quase todas as falas são termos técnicos de matemática, física e engenharia. A partir do momento em que Abe começa a revelar para Aaron o que desenvolveu sozinho, a perplexidade do personagem será a mesma da plateia. Este segredo teria tudo para transformar o longa numa ficção de suspense hollywodiano, porém Shane Carruth prefere criar uma ficção sem efeito especial algum, onde o inacreditável surge em pequenos detalhes, muitos deles imperceptíveis numa primeira sessão. Por enquanto assisti apenas uma vez e por isso a quantidade de dúvidas é enorme. 

Para não se aprofundar na trama, cito apenas que o filme lembra os ótimos “Pi” de Darren Aronofsky e “Donnie Darko” de Richard Kelly, porém bem mais complexo. Mesmo com as dúvidas sobre a trama, um filme que faz o espectador ficar dias pensando merece uma boa nota, mesmo que numa segunda sessão possa não ter o mesmo impacto.

6 comentários:

bruno knott disse...

Sem dúvida esse é um dos filmes mais difíceis de entender que já vi... e uma segunda assistida é mais do que recomendada!

Grande filme!

Thomás R. Boeira disse...

Belíssimo filme!
Uma das felicidades que tive essa semana foi descobrir que Shane Carruth está lançando um novo filme ano que vem, nove anos depois de Primer.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Amanda Aouad disse...

Ainda não vi, mas acho que vou corrigir isso o mais breve possível...

bjs

Hugo disse...

Bruno - Preciso assistir novamente.

Thomás - Também li sobre isso. Vamos ver esperar para conferir como será o novo filme do sujeito.

Amanda - Prepare-se para pensar bastante.

Abraço

Victor Ramos (Jerome) disse...

Curioso você comentar este filme pouco conhecido, logo quando retorno após um tempão sem explorar o universo da blogosfera (fim de ano é sempre tenso, hehe). Filme injustiçado, sem dúvidas.

É difícil de entender, mas fascinante, inclunido visualmente - sobretudo. Instiga a uma revisão.

Abração!

Hugo disse...

Victor - Procure comentar filmes mais variados possíveis.

Abraço